Brusquense é selecionada para festival internacional de contação de histórias

Lieza Neves apresentará o espetáculo Linhas e Tramas, que resgata contos populares de Brusque

Brusquense é selecionada para festival internacional de contação de histórias

Lieza Neves apresentará o espetáculo Linhas e Tramas, que resgata contos populares de Brusque

A contadora de histórias Lieza Neves participará em maio do Festival Internacional Boca do Céu, em São Paulo. O espetáculo escolhido foi Linhas e Tramas, formado por quatro contos populares que têm em comum o cenário têxtil: a costura, a fiação ou a tecelagem. Segundo a brusquense, são narrativas antigas da cidade, e surgiram do “boca a boca”.

Por este motivo, não existe uma classificação indicativa, mas ela recomenda a participação a partir dos oito anos, para que a criança consiga compreender. Entre um conto e outro, Lieza fará a leitura de textos próprios. “Eles retratam a minha vivência em Brusque, a cultura da cidade e explicam como funciona um tear e uma roca de fiar, por exemplo.”

O evento é considerado o maior do segmento de contação de histórias do país e é realizado a cada dois anos. Em 2018, ele acontece entre 19 e 26 de maio. Nas edições anteriores, a equipe do festival escolhia os participantes, mas para a 8ª edição foi aberto um edital.

Lieza encaminhou o projeto no fim do ano passado. “Como trabalho com isso, é comum mandar projetos para editais. Vi a oportunidade e decidi me inscrever”, conta com alegria.

O festival reúne palestras, seminários e oficinas que tratam sobre contações de histórias. “Participei em 2014. Pessoas de todo o Brasil e de outros países também fazem apresentações com tradução simultânea”, relata.

Próximas apresentações
Além disso, o espetáculo receberá recursos do edital Elisabete Anderle, da Fundação Cultural de Santa Catarina, e agora ela fará 13 apresentações pelo estado. A primeira acontece no dia 3 de março, em São Bento do Sul, e a segunda será no dia 5 de março, em Joinville. As próximas datas ainda não foram definidas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio