Brusquense luta por vaga em lista final para disputar o Mundial sub-19 de vôlei

Pedro Tomasi tem 18 anos e é líbero na base do Sada Cruzeiro, o mais vitorioso clube do país

Brusquense luta por vaga em lista final para disputar o Mundial sub-19 de vôlei

Pedro Tomasi tem 18 anos e é líbero na base do Sada Cruzeiro, o mais vitorioso clube do país

O brusquense Pedro Tomasi, de 18 anos, está em Saquarema (RJ) desde 13 de maio com a seleção brasileira de vôlei sub-19 em busca de uma vaga na convocação final para o Mundial da categoria, que será disputado em Tunis, capital da Tunísia. Dos 20 atletas pré-convocados, 12 irão formar o elenco da seleção, após anúncio que será feito em data a definir, entre julho e agosto. É a segunda convocação de Tomasi à seleção brasileira da categoria.

O líbero já tem experiência na seleção sub-19. Em setembro de 2018, foi campeão do Sul-Americano disputado na Colômbia. O time terminou a competição invicto, sem perder sequer um set. Na final, a equipe bateu a Argentina por 3 a 0, com parciais de 25-13, 25-23 e 25-16. Foi o 17º título do Brasil no Sul-Americano sub-19.

Veja também:
Alfaiate brusquense faz sucesso na América Latina com ternos para casamentos 

Acusada de tentar matar homem em frente à escola de Brusque irá a júri popular

Um ano e sete meses depois, estações inteligentes de Brusque continuam com problemas

“É sempre uma alegria imensa ser convocado para a seleção e defender o próprio país. São três meses de muito trabalho aqui em Saquarema, são dois treinos todos os dias e sem contar academia, amistosos. Todo mundo que joga vôlei e sonha em ser jogador profissional vive um sonho estando aqui, treinando onde nossos ídolos treinam e também vendo eles todos os dias”, relata.

O bom desempenho e as convocações para a seleção servem também para que Tomasi possa, com o passar do tempo, estrear no time profissional do Sada Cruzeiro, o clube mais vitorioso do Brasil no vôlei. Atualmente, o brusquense atua pelos times infantojuvenil (sub-19) e juvenil (sub-21).

Em 2018, Tomasi foi campeão sul-americano | Foto: Divulgação

Em 2018, Tomasi foi campeão da Taça Paraná, o principal torneio de base no vôlei brasileiro, e foi eleito o melhor líbero da competição. Também conquistou o mineiro infantojuvenil. Foi vice do campeonato metropolitano e do Brasileiro de clubes.

“Meu objetivo neste ano é ser campeão mundial. É um passo muito grande, algo mais difícil de conquistar, mas estamos treinando muito e quero muito fazer parte desta equipe”, afirma.

A adaptação à vida longe de Brusque foi facilitada porque antes de chegar a Belo Horizonte, Tomasi morou durante um ano no Rio de Janeiro, entre 2017 e 2018, atuando pela AABB. No começo de 2018, ele foi aprovado em um teste e passou a integrar a equipe do Sada Cruzeiro.

“Quando morei no Rio de Janeiro, fiquei em uma casa de família e só tive que me acostumar com a saudade de casa mesmo. Em Belo Horizonte, moro em uma república com outros 12 meninos na mesma faixa de idade, entre 15 e 20 anos, e tenho que me virar sozinho mesmo. É complicado, mas a gente acaba acostumando. Como eu sou bastante apegado à família, eu sinto muita falta dela, mas são eles que estão sempre comigo, dando força para que eu continue a fazer o que eu mais gosto, que é jogar”, relata.

Veja também:
Projeto regulamenta apresentação de receita médica no ato da matrícula em Brusque 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Justiça de Blumenau antecipa audiência para ouvir João Pizzolatti

Brusque
Tomasi começou a jogar vôlei com seis anos, acompanhado pela professora Simone Tôndolo e pelo professor Daniel Pieper, no colégio São Luiz. Jogou também no Colégio Cultura e na Abel. Conquistou diversos títulos estaduais, tanto coletivos quanto individuais, e chegou a disputar os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e as Olimpíadas Escolares. Uma de suas conquistas individuais foi o título de melhor líbero da Taça Paraná, em 2016, atuando pela Abel. “Agradeço muito a meus professores Simone Tôndolo, Daniel Pieper e Vladimir Neubuser.”

Mundial sub-19
A competição é realizada de dois em dois anos e será disputada de 21 a 30 de agosto, em Tunis, capital da Tunísia. São 20 equipes participantes, divididas em quatro grupos que ainda não estão definidos. O Brasil é o maior vencedor do torneio, levantando o troféu em seis oportunidades. O país conquistou o título pela última vez em 2003, quando venceu a Índia na final. O Irã é o atual campeão.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo