Brusquense pede à Justiça que impeça concessão de título de cidadão catarinense a Lula

O empresário Newton Patrício Crespi, o Cisso, ajuizou ação nesta sexta-feira para barrar homenagem

Brusquense pede à Justiça que impeça concessão de título de cidadão catarinense a Lula

O empresário Newton Patrício Crespi, o Cisso, ajuizou ação nesta sexta-feira para barrar homenagem

O empresário de Brusque Newton Patrício Crespi, o Cisso, dono da FIP, ajuizou nesta sexta-feira uma ação popular na qual pede que a Justiça impeça a concessão de título de cidadão catarinense ao ex-presidente Lula, marcada para este sábado. A decisão pode sair a qualquer momento.

Lula foi agraciado com a honraria em 2008, durante seu segundo mandato, mas o título nunca foi oficialmente entregue. Correligionários querem aproveitar sua passagem pelo estado, marcada para este fim de semana, para finalmente fazer a entrega, por meio da deputada estadual Ana Paula Lima (PT).

Na ação, os advogados narram que Lula nunca recebeu a honraria, que deveria ser entregue em sessão solene da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e que concedê-la somente agora, dez anos depois, seria desvirtuar o projeto de lei que o concedeu o título da sua finalidade.

A petição apresentada à Justiça também afirma que considera “o atual cenário político brasileiro e a idoneidade e moralidade do ex-presidente”, e que por isso “tal honraria não deve ser mantida, uma vez que o sr. Luiz Inácio Lula da Silva não possui os requisitos necessários para receber o Título de Cidadão Catarinense”.

A ação judicial diz ainda que o ex-presidente Lula “não foi, e nunca será, modelo de cidadão para o estado de Santa Catarina, estando distante de preencher os requisitos necessários para receber a honraria”.

“É fato notório e amplamente divulgado que o ex-presidente está envolvido em diversos escândalos políticos, sendo denunciado por crimes de corrupção e investigado em tantos outros”, diz a petição apresentada ao Judiciário.

O processo ajuizado, por fim, afirma que a concessão do título se deu apenas por motivos políticos, não tendo Lula feito por Santa Catarina nada além de suas obrigações como presidente, de acordo com a petição.

A agenda da Assembleia Legislativa prevê para este sábado um evento denominado “Encontro de Dirigentes de Instituições Federais de Educação de Santa Catarina, com a presença do ex-presidente da República, Senhor Luiz Inácio Lula da Silva”, das 07h às 13h.

No entanto, agenda do ex-presidente informa que ele estará em Florianópolis somente a partir das 10h, informação que foi confirmada pela assessoria da bancada do PT na Alesc, a qual informou que ele participará de ato na Catedral de Florianópolis, recebendo ali o Título de Cidadão Catarinense.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio