Brusquenses conquistam quatro medalhas de prata em dois dias de competição

As colocações foram alcançadas nas modalidades de atletismo e judô

Brusquenses conquistam quatro medalhas de prata em dois dias de competição

As colocações foram alcançadas nas modalidades de atletismo e judô

As primeiras medalhas para Brusque nos Jogos Escolares de Santa Catarina, o Jesc, saíram nos dois dias iniciais da competição.  Ao todo, foram quatro pratas até o momento entre judô e atletismo.
Na quarta-feira, 25 de setembro, dia de abertura dos jogos, o atleta da categoria meio leve, até 60 quilos, Matheus Vinícius Zimermann, aluno da Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira, chegou à decisão com o judoca Matheus Henrique Pio, de Itajaí. O brusquense foi derrotado e terminou como vice-campeão da categoria. Ainda no judô, a atleta Júlia Hasckel, categoria médio, até 63 quilos, também ficou com a prata. A aluna do Colégio Energia não conseguiu bater a judoca Aline Mendonça da Silva, de Chapecó. 
No atletismo, o destaque foi o aluno da Escola de Educação Básica Santa Terezinha, Matheus Victorino. Na bateria classificatória dos cem metros, chegou em primeiro lugar e fez seu melhor tempo na carreira, 10.9s. Nos 200, também venceu a bateria com 23.60s. Nas finais, o vento não colaborou na prova dos cem e o atleta chegou na segunda posição, com 11.7s, mesmo lugar alcançado na disputa dos 200 metros, ao cravar 22s. Porém, nesta última, o competidor reviveu um fato que aconteceu na Olesc. “O resultado foi um pouco confuso. Cheguei junto com o Bruno da Rosa Rita (atleta de São Ludgero, primeiro colocado) e, quando a árbitra nos chamou para a decisão, o nome dele estava em primeiro na súmula”, diz.  “A avaliação deles foi essa, mas chegou um treinador do meu lado e mostrou uma foto em que estou aproximadamente 30 centímetros na frente dele na reta de chegada”, completa. O atleta tentou recorrer, mas não teve sucesso. “Mostrei a foto para a arbitragem e eles desconsideraram por não ser foto oficial. Me disseram que a câmera deles não tinha funcionado na hora. Acabei me dando mal”, lamenta Victorino. 
Apesar do ocorrido, o brusquense comemora seu desempenho e agora fica na expectativa de uma vaga para os Jogos Escolares da Juventude, em Belém, no Pará. “Gostei dos meus tempos. Fiz minhas melhores marcas. Fiquei um pouco desapontado, pois ainda não sei se vou para o nacional. O Bruno fez o primeiro tempo nas duas provas. Estou na expectativa de que uma vaga fique comigo. Se não ficar, fazer o quê. A gente treina para isso, não dá para baixar a cabeça”, ressalta o atleta. 
Demais colocações

Nas provas de natação do Jesc, realizadas em agosto, na cidade de Palhoça, Nadia Dalmolini  conquistou o primeiro e o segundo lugar nas provas de 50 e cem metros costas, respectivamente. Nos cem metros borboleta, Ananda Voltolini chegou na quarta colocação. O nadador Rafael Souza ficou com o quinto melhor tempo na prova de 50 metros borboleta. Na prova dos 50 costas, Vinícius Pedrini Paoli, chegou em terceiro lugar. Nos 50 livres e 100 costas, o atleta chegou em quinto e em quarto, respectivamente. O atleta Lucas Joaquin Venzon, saiu com o quinto lugar nos cem metros peito e repetiu a posição nos 200 livre. No ciclismo, Débora Vermolhen conquistou a terceira posição na classificação geral, seguida por Dayana Cristine Nascimento.No naipe masculino, Eduardo Franco terminou a competição em quarto lugar geral.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio