Brusquenses de todas as idades participam de mais uma edição do Dia do Pedal

Em sua 8ª edição, evento realizado pelo Sesc reuniu quase três mil pessoas pelas ruas de Brusque

  • Por Bárbara Sales
  • 11:00
  • Atualizado às 17:44

Brusquenses de todas as idades participam de mais uma edição do Dia do Pedal

Em sua 8ª edição, evento realizado pelo Sesc reuniu quase três mil pessoas pelas ruas de Brusque

  • Por Bárbara Sales
  • 11:00
  • Atualizado às 17:44
  • +A-A

O Dia do Trabalhador começou cedo para muitos brusquenses que participaram da 8ª edição do Dia do Pedal, realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O evento, que já é tradicional no município, reuniu em torno de 3 mil pessoas para um passeio pelas principais ruas da cidade.

Os ciclistas saíram da sede do Sesc, na avenida Arno Carlos Gracher, a Beira Rio, em direção à rua Barão do Rio Branco, passando pela João Bauer, Otto Renaux, Antônio Maffezzolli e Felipe Schmidt. O retorno seguiu pela rua Barão do Rio Branco, passando em frente ao Instituto Aldo Krieger, Fundação Cultural de Brusque, até a Beira Rio em direção ao Sesc.

O gerente do Sesc de Brusque, Edemar Aléssio, o Palmito, destacou o grande número de participantes que comemoraram o Dia do Trabalhador de uma maneira saudável e sustentável.

“Mais uma vez, o Dia do Pedal tem grande adesão neste dia. Vida longa ao pedal, os participantes são exemplos a ser seguidos”.

O coordenador de atividades do Sesc, Jussinei Sartori, afirma que o Dia do Pedal em Brusque é um evento já consolidado, que reúne pessoas de todas as idades com um mesmo objetivo: a vida saudável. “A cada ano o evento se renova e melhora. Ficamos muito felizes por mais um ano de sucesso”.

Pedal democrático
O Dia do Pedal é um dos eventos mais democráticos da cidade. Durante o trajeto que leva cerca de uma hora para ser concluído, é possível observar pessoas de todas as idades se divertindo juntas.

A dona de casa Silvia Suavi Carminatti foi com o marido, Anderson Carmnatti e a filha Gabriele, de cinco anos, para o Dia do Pedal. A família participa do evento sempre que pode.

Sílvia participou do evento com o marido e a filha | Foto: Bárbara Sales

“Já participamos em outras vezes. Sempre andamos de bicicleta, a Gabriele gosta muito, acho importante esse incentivo a bicicleta na cidade”, diz Silvia.

Quem também foi para o Dia do Pedal acompanhada da família foi a aposentada Maria do Carmo Darossi Eckert, 69 anos. Moradora da rua Azambuja, ela pedalou ao lado do marido, da filha, genro e netos.

Dona Maria do Carmo foi acompanhada do marido, filhos e netos | Foto: Bárbara Sales

“Viemos em seis pessoas participar. Três deles já são ciclistas, então aproveitamos o embalo. Gosto muito deste dia, levantar cedo pra mim não é problema”.

Moradora da rua Bulcão Viana, Sarita Rosa Fagundes foi para o evento com o marido e a filha. Os três estavam bastante animados para participar da atividade, já que sempre utilizam a bicicleta para passeio.

“É tudo sempre muito bem organizado. Passamos um dia diferente em família”, destaca.

Família Fagundes participou mais uma vez do evento | Foto: Bárbara Sales

Bicicletas antigas
Pelo segundo ano, o Clube das Bicicletas Antigas foi o pelotão de frente do passeio durante todo o percurso. Cerca de 25 membros do clube participaram do evento com roupas de época e exibindo, orgulhosos, suas relíquias.

Clube de Bicicletas Antigas participou pelo segundo ano do evento | Foto: Bárbara Sales

O presidente do clube, Vilmar Araldi, destaca que bicicletas das décadas de 30 e 40 até a década de 70 participaram do evento. “Este é um evento muito legal, quem gosta de pedalar está aqui hoje e é uma boa oportunidade de divulgarmos o clube e contarmos a história das bicicletas”.

Atividades o dia todo
Além do passeio, o Dia do Pedal também contou atividades gratuitas para toda a família até as 17h.

Para as crianças, atividades na cama elástica, piscina de bolinhas, jogos de mesa, pernas de pau, legos gigantes, e outras brincadeiras para pais e filhos.

Também esteve disponível o espaço Rodinhas para os praticantes de skate, rollers e patinetes, Circuito Esporte de Aventura, orientações sobre roteiros locais e estaduais, orientações nutricionais, feira de artesanato e oficina de artesanato com o tema Bicicleta.

Durante o dia, o Sesc também realizou sorteio de bicicletas e brindes, apresentação musical com Gustavo e Andressa, além de premiações diversas como: para a pessoa mais idosa participante do passeio, a pessoa mais nova e para a maior família.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio