Brusquenses fazem bonito no Campeonato Catarinense de Vôlei de Praia Sub-19

Duas duplas formadas por atletas da cidade ficaram entre as quatro melhores da competição

Brusquenses fazem bonito no Campeonato Catarinense de Vôlei de Praia Sub-19

Duas duplas formadas por atletas da cidade ficaram entre as quatro melhores da competição

O Clube Guarani sediou, no sábado, 5, a 1ª Etapa do Campeonato Catarinense de Vôlei de Praia Sub-19. Cinco duplas com atletas de Brusque participaram da competição, sendo que duas ficaram em terceiro e quarto lugar, no masculino.

No masculino, Vilson/Edward e Samuel/Davi chegaram perto do título / Foto: Marcos Borges
No masculino, Vilson/Edward e Samuel/Davi chegaram perto do título / Foto: Marcos Borges

Brusque foi representada por Vilson Petermann, que formou dupla com Edward, de Balneário Camboriú. Os dois atletas fizeram bonito, classificaram-se como primeiros da chave e foram até as finais. Vilson conta que o objetivo desde o começo foi disputar o título. A escolha do parceiro para o jogo foi feita com este objetivo. O primeiro lugar não veio, mas a terceira posição é motivo de orgulho. Em quarto lugar ficaram Samuel e Davi, que também fizeram bonito no Campeonato Catarinense. Já Pedro e Tiago caíram na primeira fase.

Esta etapa do Campeonato Catarinense Sub-19 é importante por que o campeão irá representar o estado de Santa Catarina na competição nacional do esporte, a ser realizada no fim do mês. De acordo com Sérgio Castro, mais conhecido como Ceará, coordenador de vôlei de praia da Federação Catarinense de Voleibol, inscreveram-se 12 duplas no naipe feminino e 16 no masculino.

A quantidade de inscritos surpreendeu a organização “Superou as expectativas, achávamos que haveria menos duplas até por ser a primeira etapa do ano e por valer vaga para o Brasileiro. Surpreendeu bastante”, diz Ceará.

Ele elogia a estrutura do Clube Guarani e diz que Brusque recebeu muito bem a competição. O tempo, que previa chuva para o fim de semana, colaborou. O sol brilhou e propiciou o ambiente perfeito para que os atletas desempenhassem o seu melhor jogo. Para o coordenador da federação, o nível técnico das duplas foi bastante elevado, até mesmo porque valia vaga para o Campeonato Brasileiro.

Feminino

No naipe feminino, Brusque foi representada por duas duplas: Helena e Melane, e Gabriela e Priscila. Ambas foram eliminadas na primeira fase. O treinador Bento Sgrot, responsável pelo vôlei na Fundação Municipal de Esportes (FME) e coordenador da cidade-sede, considera que o resultado poderia ter sido melhor. “Poderiam ter jogado um pouco melhor, mas por estarem na cidade, com os pais e amigos assistindo, ficaram nervosas”, diz.

Helena Mafra, 17 anos, avalia como positiva a participação, apesar da desclassificação. Ela conta que a dupla com Melane foi formada apenas um dia antes do campeonato. As duas fizeram só um treino juntas e, na visão dela, não fizeram feio dentro das quatro linhas. A jovem atleta pratica voleibol de areia há um ano e meio e pretende continuar a disputar as outras etapas do Catarinense Sub-19, se houver com quem formar dupla e condições.

A dupla formada por Gabriela e Priscila também foi eliminada da competição na primeira fase.


Resultados

Masculino
Campeão: Joshua/João (Jaraguá do Sul)
Vice: Adriano/Kelven (Itapema)
Vilson/Edward – 3º lugar
Samuel/Davi – 4º lugar
Pedro/Tiago – 1ª fase

Feminino
Campeã: Mica/Paola (São José)
Vice: Carol/Esthela (Balneário Camboriú)
Gabriela/Priscila – 1ª fase
Helena/Melane – 1ª fase

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio