Brusquenses percorrerão mais de 50 quilômetros na tradicional prova de Urubici

"Desafrio" será realizado neste sábado (27)

Brusquenses percorrerão mais de 50 quilômetros na tradicional prova de Urubici

"Desafrio" será realizado neste sábado (27)

Loucura para uns, sensação de adrenalina para outros. Esse último aspecto é o sentimento de quatro brusquenses que vão desafiar o próprio organismo em uma das principais provas de ultramaratona do país. No sábado (27), eles estarão em meio a cerca de outros 700 atletas no Desafrio Urubici, que este ano chega a sua 12ª edição.

A ousadia de desafiar os limites cabe aos brusquenses Paulo Belli, Nando Souza, Paulo Morelli e Ana Carolina Loos Duarte. Eles fazem parte de um grupo de corredores de rua da cidade hoje composto por cerca de 30 outros atletas: o Brusque Runners. “Nos reunimos quase que diariamente em Brusque e também em Guabiruba para correr e também participamos de provas por todo o estado”, destaca a integrante Ana Carolina.

Aos 19 anos, a jovem atleta acredita ser a brusquense mais nova a participar de uma prova tão longa de corrida. No desafrio Urubici, ela fará dupla com Paulo Morelli, no trajeto de 52 quilômetros. Ao fim do ano, ainda encarará um desafio ainda maior: o de percorrer sozinha uma distância de 50 quilômetros no litoral do estado. “Venho me preparando há muito tempo para essa prova de indomit que será disputada em Porto Belo. Para o Desafrio Urubici, mais precisamente a partir de fevereiro, mas estou meio preocupada em razão de uma lesão que tive recentemente e ainda estou me recuperando”, destaca a atleta, que já treina há pouco mais de dois anos com o grupo de corrida de rua.

Em Urubici, Ana Carolina fará 25 dos 52 quilômetros da prova, enquanto seu companheiro, Paulo Morelli, ficará responsável pelos outros 27. “Ele fará a parte da subida, enquanto eu realizarei a descida”, explica ela, enfatizando a dificuldade em ambos os desafios. “É a primeira vez que participamos, mas sabemos que o frio é uma grande dificuldade. Para subir, existe muito o aspecto do cansaço. É difícil em razão da altitude, além de ser um terreno muito íngreme (inclinado), se exige muito da coxa. Mas na descida também é muito complicado em razão da pressão feita sobre o joelho”, explica.

Desafio maior que Ana Carolina e Paulo Morelli terão os brusquenses Paulo Belli e Nando Souza. Mais experientes, eles terão dificuldade dobrada para completar a prova. Competindo na categoria solo, cada um terá a missão de finalizar sozinho o trajeto de 27 quilômetros de subida e 25 de descida. Nada que assuste os competidores, garante Ana. “São atletas que no ano passado já fizeram uma prova de indomit de 80 quilômetros e no fim do ano ainda se preparam para fazer o de 100”, explica ela.

Serviço
12º Desafrio Urubici Caixa
Data: 27/6/2015 (sábado)
Ambiente: rua
Largada: Urubici (SC) – Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
Corrida 52K solo 7h30
Corrida 52K em dupla 7h30
Corrida 10K 10 km 7h35

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio