X
X

Buscar

Moradores de Brusque são vítimas de golpe no WhatsApp; confira cuidados para não ter a conta clonada

Golpistas podem usar contas falsas, passando-se por um conhecido, ou até mesmo usar contas clonadas

Na manhã desta sexta-feira, 20, uma pessoa tentou se passar pela jornalista Taiana Eberle pelo aplicativo WhatsApp, o objetivo era clonar contas de conhecidos dela, como colegas de trabalho. Infelizmente, alguns deles foram vítimas do golpe.

O golpista usou uma conta falsa com a foto da Taiana para o crime. De alguma forma, ainda sendo investigada pela polícia, ele entrou em contato com membros de grupos profissionais, nos quais ela participa.

Além disso, o golpista usou o nome da empresa onde Taiana trabalha, pois convidava os conhecidos a participarem de um novo grupo de trabalho no aplicativo. Caso a possível vítima tivesse interesse, recebia por SMS uma mensagem com um código do WhatsApp e um link.

Ao enviar este código para o golpista, como solicitado, ou apenas clicar no link presente no SMS, o número pode ser clonado. Taiana conta que uma amiga jornalista enviou uma captura de tela da mensagem para avisá-la, após perceber que a conta não era da colega.

“Foi um susto. Eu fique bem chocada em ver as pessoas usando o seu nome, da sua empresa para fazer algo ruim, para aplicar o golpe. Até que ponto estamos protegido hoje? É complicado, se eu quero saber algo pessoal de alguém, é muito fácil, quem está na internet está exposto. Mas nunca imaginamos que isso vá acontecer contigo”, finaliza.

Como saber se a sua conta foi clonada?

Vários casos sobre clonagem da conta de WhatsApp surgem pelo Brasil. Pesquisa feita pela PS Safe revela que 8,5 milhões de brasileiros já tiveram a conta no aplicativo clonada, são  23 novas vítimas todos os dias no país.

Para descobrir se sua conta foi clonada apenas atente-se ao receber alguma mensagem do próprio aplicativo, pois uma mesma conta do WhatsApp não pode ser utilizada em mais de um telefone ao mesmo tempo.

Caso alguém tenha clonado a sua conta, é provável que você receba um aviso que seu número está sendo usado em outro dispositivo, ou seja, é possível que alguém teve acesso e autenticou a sua conta em outro lugar.

Neste aviso, vem também um pedido para verificar o aparelho. Ao clicar em Confirmar você autentifica novamente o número e sua conta deve ser ativa no seu celular.

Outra forma de identificar a clonagem é perceber se foi enviada alguma mensagem que não foi escrita por você, um áudio que não foi gravado por você ou se alguma foto enviada não tenha sido encaminhada por você.

Também, se alguma mensagem que você não leu esteja marcada como lida, ou algum áudio que não você não tenha escutado apareça como já aberto é um sinal que alguém esteja em contato com suas mensagens privadas.

Além disso, é preciso estar atento ao WhatsApp Web, uma forma de abrir o aplicativo pelo navegador. Caso desconfie que alguém tenha acesso a sua conta desta forma, abra as configurações do aplicativo, clique em WhatsApp Web e, se estiver logado em alguma sessão desconhecida, clique em Sair de todas as sessões?, e depois em Sair.

Como se proteger?

A indicação é sempre desconfiar quando alguém da sua lista de contatos, ou números novos, peça algum código ou enviam algum link, mesmo que por SMS ou e-mail.

Uma forma eficaz de evitar a clonagem é ativar a verificação de duas etapas. Trata-se de criar um código (o PIN) de seis dígitos que será pedido toda vez que for feito o login da sua conta do WhatsApp em um novo dispositivo.

Luiz Antonello

Para ativar essa forma de segurança, no aplicativo entre em Configurações, cloque em Conta e depois em Confirmação em duas etapas. Registre um PIN de sua escolha e um e-mail para recuperar a conta em caso de esquecer o código.

O que fazer em caso de clonagem?

Para recuperar a conta clonada do WhatsApp, abra o aplicativo no seu celular e faça a verificação do telefone. No aplicativo, digite o seu número e, depois, insira o código de seis dígitos que você recebeu via SMS.

Depois que for confirmada a verificação, o golpista que estiver se passando por você se desconectará automaticamente, pois uma conta só pode ser usada em um telefone por vez. Após isso, atente-se a verificação de duas etapas, insira um novo código e coloque um e-mail confiável de recuperação.

Caso o seu número tenha sido clonado e a pessoa tenha acesso ao aplicativo a história é outra. É preciso entrar em contato com a operadora e pedir pela suspensão temporária da linha telefônica.

O próximo passo é ir até uma loja autorizada da operadora, junto com documentos do titular da conta, e fazer a transferência da linha para um novo chip.

Após isso, é necessário enviar um e-mail para support@whatsapp.com, com a seguinte frase “Perdido/Roubado: Por favor, desative minha conta” no corpo do e-mail. Também, inclua o número de telefone no formato internacional (+55,  código de área e número de telefone).

A conta do WhatsApp será desativada por durante 30 dias, se não for reativada após este período, ela será completamente apagada. Após recuperar o chip, reinstale o WhatsApp e faça os procedimentos de segurança.