Brusquenses se reúnem com secretário de Segurança em Florianópolis

Objetivo da reunião foi reforçar o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar

Brusquenses se reúnem com secretário de Segurança em Florianópolis

Objetivo da reunião foi reforçar o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar

O secretário regional de Brusque, Jones Bosio, e representantes entidades organizadas do município estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 12 de dezembro, em Florianópolis, com o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.  O intuito da comitiva brusquense foi solicitar o aumento do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy, apresentou aos secretários e ao comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro, dados que influem na segurança pública da cidade. Segundo ele, Brusque possui relevo em meio a um vale, o que dificulta a locomoção. Brusque está entre as 12 cidades mais populosas do estado. O fluxo turístico é grande, sendo visitada a cada mês por 60 mil pessoas.

Outros dois pontos destacados foram a rodovia SC-486, que é a segunda com maior movimento em Santa Catarina, e a alta migração que Brusque recebe por ano. Conforme dados apresentados pelo reitor, de 2005 a 2010, o município recebeu 16.417 migrantes.

Günther ainda fez um retrospecto do efetivo da Polícia Militar na cidade. Em 1996, a PM de Brusque possuía 104 policiais e 66.558 habitantes. Já em 2012, a cidade possui mais de 109 mil habitantes e 91 policiais. Já o Corpo de Bombeiros, em 1996 possuía 45 profissionais e atualmente conta com 31.

Segundo o secretário Grubba, a SSP fornecerá ao 18º Batalhão sete PMs, conforme já havia sido destinado. Destes, três irão para Gaspar e quatro para Brusque. 

– Hoje nós temos condições de destinar investimentos, como equipamentos. O aumento do efetivo depende da autorização do Grupo Gestor – disse Grubba. 

Segundo ele, para formar um policial militar são necessários 12 meses. Também serão destinados quatro bombeiros militares ao município. Grubba também informou que Brusque deve ser contemplada com câmeras de segurança em 2013, através de um projeto da SSP.

O secretário de Segurança Pública disse que é preciso trabalhar na prevenção do crime. 

– Devemos trabalhar na prevenção através da educação para que o crime não vire um ciclo vicioso. Estamos desenvolvendo um trabalho nas escolas para o resgate de valores e princípios nos jovens, atuando na formação humana destes estudantes para que não entre neste ciclo criminoso – ressaltou o secretário regional Jones Bosio, que ainda informou à Grubba que, acompanhado do conselheiro tutelar e presidente do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia), Paulo Vendelino Kons, esteve em Itajaí para conhecer o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) daquele município. 

Estiveram presentes também o delegado geral de Polícia Civil, Aldo D’Ávila; o chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, Carlos Augusto Knihs; o comandante da 7ª Região de PM, coronel Álvaro Luis Alves; e o Major Rubens Neumann, representando o comando do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque.

Integraram ainda a comitiva das entidades o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Altamir Antônio Schaadt; o diretor de relações institucionais da Associação Empresarial de Brusque, Aliomar Luciano dos Santos; o presidente do Observatório Social, Evandro Gevaerd; a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Rita Cássia Conti; o presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis da Região de Brusque, Marcos Schlösser; o representante do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário, Jimmi Battistti Pereira;  presidente da Ordem dos Advogados Subseção Brusque, Ricardo Vianna Hoffmann; o presidente da União Brusquense de Associações de Moradores, Luiz Carlos Schlindwein; o assessor parlamentar do deputado Serafim Venzon, Antônio Carlos Machado Júnior; o prefeito eleito de Botuverá, José Luiz Colombi e o vereador eleito, Amauri Cestari.


*Com informações da assessoria de comunicação da 16ª SDR. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio