Câmara de Brusque autoriza prefeitura a iniciar processo de extinção da Codeb

Governo contratará profissional para levantar os débitos e créditos da companhia

Câmara de Brusque autoriza prefeitura a iniciar processo de extinção da Codeb

Governo contratará profissional para levantar os débitos e créditos da companhia

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira, 31, em votação única, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Brusque a promover a dissolução, liquidação e extinção da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização (Codeb), que está desativada desde 2009, apesar de, oficialmente, continuar existindo.

A autorização dos acionistas para a extinção do órgão foi dada em agosto deste ano. Estimativas mais recentes dão conta de que a companhia tem dívidas superiores a R$ 25 milhões.

Porém, de acordo com a prefeitura, não é possível mensurar os débitos e os créditos em nome da companhia, por falta de documentação básica, como seus balanços anuais e trimestrais.

O projeto também autoriza a contratação de liquidante e demais auxiliares, conforme foi deliberado na última assembleia geral dos acionistas, ou sua nomeação, que poderá recair em servidor efetivo da administração, indicado pela Secretaria de Orçamento e Gestão, para desenvolver as atividades da liquidação da Codeb.

Como O Município já adiantou em reportagem publicada no mês de agosto, o profissional escolhido para tocar o processo irá fazer um levantamento de todos os débitos e créditos da Codeb, bem como apurar de quem foi a responsabilidade pelo agravamento da situação financeira da empresa de economia mista, cujo município de Brusque detém 99,9% das ações.

O texto do projeto prevê ainda que um representante da Controladoria Geral do Município poderá atuar em conjunto com o liquidante nomeado/designado, com a atribuição de auditar e fiscalizar os procedimentos administrativos, financeiros e contábeis.

A Codeb foi criada em 1980, na gestão do prefeito Alexandre Merico, após autorização da Câmara de Vereadores da época.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio