Câmara de Brusque é a segunda do Brasil a implantar ouvidoria eletrônica

População pode enviar sugestões por meio de plataforma no site do Legislativo

Câmara de Brusque é a segunda do Brasil a implantar ouvidoria eletrônica

População pode enviar sugestões por meio de plataforma no site do Legislativo

Para estreitar o relacionamento entre o cidadão e o Legislativo, desde a quarta-feira, 6, está em funcionamento na Câmara de Vereadores de Brusque a Ouvidoria Parlamentar.

Detalhes sobre o funcionamento do canal, instituída pela lei 4092/2017, foram apresentados pelo presidente da Casa, Jean Pirola (PP) e a assistente legislativo, Silvana Machado, na tarde desta quinta-feira, 7.

Conforme explica Silvana, há três formas de atendimento ao cidadão. Por meio do número de telefone (47) 3044-4003; pessoalmente na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, ou ainda pelo e-OUV – ferramenta eletrônica da Controladoria-Geral da União (CGU), utilizada a nível federal, principalmente em prefeituras.

De acordo com Pirola, a Câmara de Brusque é a segunda do Brasil e a primeira de Santa Catarina a utilizar esta ferramenta, que permite ao cidadão realizar reclamações, solicitações, sugestões, elogios ou denúncias. As manifestações serão respondidas no prazo máximo de 20 dias, podendo ser prorrogadas, diante justificativas, por mais dez dias.

Ao realizar à solicitação, o cidadão receberá um número de protocolo, no qual poderá acompanhar a manifestação encaminhada.

Além disso, é possível que sejam enviadas fotos, vídeos ou outros anexos por meio do e-OUV. Para Pirola, a ouvidoria, e principalmente a ferramenta eletrônica, proporcionam maior contato da comunidade com os vereadores.

“Muitas vezes o vereador sabe dos problemas por meio das redes sociais, quando as pessoas já estão revoltadas. A ferramenta provoca a população a fazer o vereador trabalhar e realizar encaminhamentos pertinentes às suas reivindicações”, diz o presidente da Câmara.

O processo de implantação do e-OUV iniciou há cerca de três meses, sendo que há 40 a CGU deu parecer favorável à Câmara para que pudesse usar o sistema.Em dois dias do uso da ferramenta, a instituição já recebeu duas manifestações.

Ouvidoria
Telefone (47) 3044-4003
Pessoalmente na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
E-OUV: é preciso acessar o banner da página inicial do site da Câmara: www.camarabrusque.sc.gov.br, entrar em Ouvidoria, e na sequência clicar em e-OUV.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio