Câmara de Brusque planeja implantação de ouvidoria online

Proposta pretende melhorar a comunicação com a população

Câmara de Brusque planeja implantação de ouvidoria online

Proposta pretende melhorar a comunicação com a população

Com a proposta de melhorar a comunicação, a Câmara de Vereadores de Brusque estuda a implantação de um sistema de ouvidoria online, acessível por meio de computadores e celulares.

Para colocar a ideia em prática, presidência e corpo técnico da casa legislativa têm levantado informações sobre programas e aplicativos que possam viabilizá-la. A expectativa do presidente é que o mecanismo seja lançado ainda em 2017.

Na avaliação do presidente da Câmara, Jean Pirola (PP), o mecanismo ideal de funcionamento da ouvidoria envolveria um breve cadastro por parte do usuário – com o preenchimento somente de nome e endereço de e-mail, seguido do registro da reclamação e a posterior seleção de quais vereadores devem receber a mensagem.

Feito isso, o reclamante acompanharia, pelo sistema, o andamento do processo. Outro aspecto desejado é que sejam indicadas as demandas semelhantes apontadas pela população.

“A Câmara tem vários canais de comunicação, mas ao entrar em contato, muitas vezes as pessoas ficam sem retorno. É preciso dar um feedback para quem faz alguma reclamação”, diz Pirola. “Como os vereadores não tem assessores particulares, precisamos de ferramentas que os insiram cada vez mais dentro da comunidade”.

O vereador explica que as solicitações encaminhadas pela ouvidoria online poderão se tornar proposições apresentadas à prefeitura em sessão da Câmara – por meio de indicações, requerimentos ou pedidos de informação, por exemplo. Para tanto, a nova ferramenta deverá trabalhar em conjunto com o software de tramitação de projetos já utilizado pela Câmara.

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