Câmeras auxiliam na segurança da praça Sesquicentenário

Imagens gravadas já flagraram furtos e acidentes no entorno do local

Câmeras auxiliam na segurança da praça Sesquicentenário

Imagens gravadas já flagraram furtos e acidentes no entorno do local

As câmeras de vigilância da praça Sesquicentenário passaram por manutenção no último mês. Elas foram revisadas pela empresa Orsegups, que instalou os equipamentos em março de 2011. Desde então, os aparelhos já flagraram furtos de automóveis, a fuga de motoristas depois de acidentes com danos materiais, roubos, entre outros crimes. Fernando Darão, coordenador operacional da Orsegups de Brusque, conta que as imagens já foram solicitadas diversas vezes pelas vítimas e pela Polícia Civil durante a investigação.

“Algumas vezes a civil nos solicita imagens das câmeras da praça para verificar fuga em furtos, roubos de automóveis, acidente com evasão do responsável do local e que venha nessa direção”, revela. Ele afirma também que os aparelhos já foram alvos de vândalos e que os estragos sempre eram percebidos no dia seguinte. Durante a manutenção, foram trocados alguns equipamentos e feita também a limpeza das 14 câmeras que monitoram o espaço diariamente. Todas as imagens são transmitidas pela internet, ficam armazenadas por 10 ou 15 dias e são monitoradas pela Prefeitura de Brusque.

O sistema de câmeras da praça Sesquicentenário grava 24 horas por dia e apresenta tecnologia de ponta, com todas as ferramentas para a visualização das imagens. O equipamento está estrategicamente posicionado e possui iluminadores infravermelhos, que permitem visão noturna e alta qualidade. As câmeras também oferecem alarmes em caso de tentativa de obstruir a captação.

O gerente regional da Orsegups, Itamar José Francez, explica as imagens são transmitidas pela internet. “Essa parceria é muito importante para que seja possível oferecer um ambiente mais seguro para a comunidade”, destaca.

A instalação dessas câmeras é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Brusque e a iniciativa privada por meio da Lei Municipal 3353/2010, que institui a adoção de espaços públicos pela sociedade civil, entidades ou empresas de Brusque. A medida visa garantir a segurança de todas as pessoas que utilizam o espaço para momentos de descontração e lazer.

Câmeras de segurança estão no local desde 2011
Câmeras de segurança estão no local desde 2011

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio