Campanha de vacinação contra a gripe acontece entre 15 e 26 de abril

Em Brusque, a meta é vacinar quase 24 mil pessoas

Campanha de vacinação contra a gripe acontece entre 15 e 26 de abril

Em Brusque, a meta é vacinar quase 24 mil pessoas

Começa nesta segunda-feira, 15 de abril, a nova campanha de vacinação contra o vírus influenza. A vacinação será em crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, além de outros grupos de risco. A ação será realizada entre os dias 15 e 26, sendo 20 de abril o dia de mobilização nacional, tendo como slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”.  

Para 2013, a vacina contra influenza a ser utilizada é a trivalente, que também engloba o vírus similar ao vírus influenza A H1N1. A vacinação é anual devido às mudanças das características dos vírus influenza, consequente da diversidade antigênica e genômica a cada ano. As vacinas de influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas. São constituídas por vírus inativados, o que significa que contêm somente vírus mortos e há comprovação que não podem causar a doença.

Em Brusque, a meta é vacinar 23.866 pessoas. A Secretaria de Saúde reforça o aviso aos pais para que fiquem atentos aos prazos e garantam a imunização de seus filhos. Para isso, basta procurar o atendimento nas salas de vacinação durante o horário normal de atendimento nos postos de saúde. Como forma de intensificar a ação, no dia 20 de abril, sábado, acontece o Dia D da campanha e todas as unidades estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

Em Nova Trento, os postos de saúde do Centro, Trinta Réis e Claraíba estarão atendendo das 8h às 17 horas, sem fechar para almoço. Além disso, para atender a toda população, especialmente no interior, a Secretaria de Saúde estabeleceu um cronograma entre os dias 15 e 17 de abril, que percorrerá todas as localidades. 
Entenda
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral com potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.

Grupos que serão vacinados
•  Crianças de seis meses a menores de dois anos;
•  Gestantes;
•  Puérperas – mães até 45 dias após o parto (para isso, deverão ser apresentados documentos que comprovem a data do parto, como Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde o parto foi realizado, dentre outros);
•  Trabalhadores de Saúde;
•  Povos indígenas;
•  Indivíduos com 60 anos de idade ou mais;
•  População privada de  liberdade;
•  Pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio