Campanha de vacinação contra Influenza inicia na próxima semana em Brusque

Meta da prefeitura é imunizar 29.924 pessoas no município

Campanha de vacinação contra Influenza inicia na próxima semana em Brusque

Meta da prefeitura é imunizar 29.924 pessoas no município

A Secretaria de Saúde de Brusque adere, entre 10 de abril e 31 de maio, à campanha nacional de imunização contra a Influenza. Conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, a meta é vacinar 28.924 pessoas no município, que fazem parte dos chamados grupos de risco.

A imunização, que protege contra gripes como a H1N1, é destinada a todos que se enquadrarem no público-alvo da campanha, que engloba crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, detentos, idosos, entre outros.

O secretário de Saúde, Humberto Fornari, explica que tomar a vacina não significa que a pessoa não possa pegar uma gripe. “Mas se tiver vai ser bem menos intensa, do ponto de vista da letalidade, do que na pessoa que não estiver imunizada”, afirma.

Esse ano, a campanha tem uma novidade: as crianças menores de seis anos podem se vacinar; até então eram somente as menores de cinco anos, o que inclui mais 1316 crianças na faixa de imunização.

Conforme a enfermeira Natália Cabral Marchi, da prefeitura, esta época úmida e quente é propícia para a proliferação de doenças virais. Ela diz que inevitavelmente as pessoas vão ter algum tipo de gripe, já que há mais de 100, mas a imunização protege contra os que são letais.

A prefeitura ressalta que todos que estão nos grupos de risco serão contemplados com a vacina. Para o restante da população, depende de autorização do Ministério da Saúde, se sobrarem doses. A prioridade, no entanto, são os grupos de risco.

Natália explica que isso é feito pelo ministério de forma que proteja a maior parte da população. A metodologia é a seguinte: com a vacinação dos grupos de risco, são imunizados os mais frágeis, que tem mais propensão a adoecer. Com isso, aqueles que convivem com eles acabam protegidos.

A prefeitura realizará o Dia D da vacinação em 4 de maio, um sábado, com imunização das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia. Todas as 31 unidades de saúde estarão abertas, mesmo as que não têm sala de vacina.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo