Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado, 8

Meta em Brusque é vacinar cerca de 6,5 mil crianças menores de cinco anos

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado, 8

Meta em Brusque é vacinar cerca de 6,5 mil crianças menores de cinco anos

Começa neste sábado, 8 de junho, e segue até o próximo dia 21 a nova Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A data será marcada como Dia D da ação e todas as Unidades de Saúde de Brusque, incluindo a Policlínica, estarão abertas das 8h às 17h para atender à comunidade – sem fechar para o almoço. A meta de Brusque é vacinar aproximadamente 6,5 mil crianças com idade de 6 meses e menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Para que as crianças possam receber a dose da imunização, é indispensável que os pais apresentem a carteirinha de vacinação de seus filhos. A diretora da Vigilância Epidemiológica de Brusque, Grasiela Costa,  ressalta que este é um item importante e que não pode faltar no momento da vacinação. “As equipes de saúde estarão de prontidão para analisar a carteirinha e fornecer as doses, por isso é essencial que esse documento seja apresentado nos pontos de vacinação”, explica.

Esta será a 34ª campanha nacional de vacinação promovida pelo País e o 24º ano sem a doença em terras brasileiras, sendo que o Brasil está livre do poliovírus desde 1990 e assim deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação deste agente infeccioso. Dessa forma, a estratégia é garantir a não reintrodução da doença no território nacional.

Entenda

A população alvo a ser vacinada em Santa Catarina é de 381.645 crianças, com meta mínima a atingir de 95% deste grupo, o que corresponde a 362.563 crianças. O objetivo da Campanha é manter o Brasil na  condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A vacina induz boa  imunidade intestinal e humoral, conferindo proteção contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95% com a administração das três doses.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio