Campanha Outubro Rosa divulga programação intensa no mês de combate ao câncer de mama

Palestras, exames, atendimentos e orientações farão parte do movimento em Brusque

Campanha Outubro Rosa divulga programação intensa no mês de combate ao câncer de mama

Palestras, exames, atendimentos e orientações farão parte do movimento em Brusque

Prevenir e combater o câncer de mama são os principais objetivos do Outubro Rosa. Disseminada nos anos 90 nos Estados Unidos, a campanha atingiu o mundo inteiro e hoje é um dos principais movimentos relacionados à luta contra a doença. Em Brusque, diversas atividades de prevenção ocorrem ao longo do mês.
Para além da decoração de monumentos do município – iluminação da ponte estaiada e do parque das esculturas – a Secretaria de Saúde realizará no dia 18, das 8h às 16h, exames de mama e de colo de útero, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Serviços de Saúde. Durante todo o mês, também serão realizadas ações de sexualidade voltadas à prevenção do câncer de mama e de colo de útero nas escolas.

Nessa terça-feira, 30, durante o lançamento da campanha, a secretária de Saúde, Ana Ludvig, disse que o número de mulheres com câncer de mama no município preocupa. Dos 160 casos oncológicos acompanhados atualmente, 90 referem-se à doença e, em grande parte deles, as mulheres procuram atendimento quando o câncer já está em estágio avançado, o que prejudica na recuperação.

“O Outubro Rosa é a oportunidade ideal para alertarmos as mulheres sobre a importância da prevenção. Precisamos unificar as forças. Quem cuida da saúde é a própria pessoa, a secretaria é apenas uma ferramenta para auxiliar nesse cuidado. As mulheres precisam entender que quanto mais cedo detectado, mais fácil é o tratamento. Esse mês é um convite para elas deixarem as preocupações de lado, como filhos e casa, e focar nelas mesmas”, diz.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer também promoverá atividades em alusão ao Outubro Rosa. No dia 10, sexta-feira, um jantar dançante beneficente com a banda Hipnose comemorará os 25 anos da Rede. Já no dia 19, as mulheres percorrerão, em caminhada, pontos da cidade para alertar a população sobre a importância da prevenção. A saída será às 9h na praça Barão Schneeburg.

“As ações do Outubro Rosa são importantes para lembrarmos tanto as mulheres quanto os seus familiares que a doença existe e precisa de prevenção. Seria importante que nesse mês os estabelecimentos e as lojas da cidade colorissem suas vitrines de rosa para ajudarem na campanha. É uma forma de lembrar que a luta contra o câncer é fundamental”, afirma Sônia Rieg Fischer, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

A presidente lembra ainda que as mulheres que têm histórico da doença na família – mãe, irmã, tia – devem fazer a mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos de idade. As que não têm histórico, por sua vez, devem começar a realizar o exame a partir dos 40 anos de idade, também anualmente.
“A prevenção é a cura”

Em março de 2001, Maria da Silva Gevaerd tomava banho quando sentiu um pequeno caroço na parte superior do seio. No dia seguinte, ela procurou um médico e realizou os exames, que não detectaram nada. No entanto, dois meses depois, ela retornou à clínica para refaze-los. Desta vez, eles comprovaram: ela estava com câncer de mama.
“Na hora não levei um susto porque tenho para mim que nada na vida acontece por acaso. E eu já tinha acompanhado uma amiga que também estava com câncer. Ela lutou muito, mas acabou falecendo. Aquilo tinha sido uma lição. Então não foi um baque saber que eu também estava com a doença”, diz.

Maria retirou o nódulo e durante 30 dias fez radioterapia. Hoje, com 59 anos, ela lembra que teve o apoio incondicional da família e dos amigos durante todo o processo. Contudo, quando questionada sobre a cura da doença, Maria sentencia: “A prevenção é a cura. Se você se prevenir com a realização dos exames anuais, você consegue vencer o câncer”. Mesmo após a retirada do nódulo, ela ressalta que é fundamental continuar realizando os exames pelo menos uma vez por ano.

“As mulheres não podem se descuidar após superarem a doença, devem continuar indo no oncologista e no mastologista para checar a saúde. O Outubro Rosa é importante para lembrar da prevenção, mas também é importante que ações como essas sejam feitas durante todo o ano e não apenas em outubro”, afirma.

Programação em Brusque

01 a 31 de outubro
(SECRETARIA) Ações de sexualidade voltadas à prevenção do câncer de mama e de útero nas escolas, com a equipe do Programa Saúde na Escola

01 a 31 de outubro
(SECRETARIA) Iluminação rosa nos monumentos da cidade

2 de outubro
(AZAMBUJA) 9h30 – Palestra Prevenção ao Câncer de Mama, com a ginecologista Caroline Leal, o prof. Rulyan Candeias do Instituto Filadélfia e a ex-paciente Fernanda Antônia de Souza Fachin
Local: Catarina Moda Shopping

(AZAMBUJA) 12h30 – Palestra Prevenção ao Câncer de Mama, com o radiologista Gustavo Gumz Correia, o prof. Rulyan Candeias do Instituto Filadélfia e a ex-paciente Fernanda Antônia de Souza Fachin
Local: Catarina Moda Shopping

(SECRETARIA) 10 a 31 de outubro
Distribuição de material de orientação e prevenção nas Unidades de Saúde e nos locais públicos

(REDE FEMININA) 10 de outubro
20h — Jantar dançante beneficente com Banda Hipnose, com uniforme de gala
Local: Sociedade Beneficente
Valor: R$ 75,00

(SECRETARIA) 16 de outubro
18h30 – Palestra “Mulher que se ama se cuida”
Local: Auditório do Centro de Serviços em Saúde

(SECRETARIA) 18 de outubro
8h às 16h – Exames de mama e de colo de útero
Locais: Unidades de Saúde e Centro de Serviços de Saúde

(REDE FEMININA) 19 de outubro
8:30h – Segunda Caminhada Outubro Rosa
Local: Concentração na praça Barão Schneeburg, no Centro

(AZAMBUJA) 22 e 23 de outubro
14h30 – Palestra Prevenção ao Câncer de Mama, com o radiologista Gustavo Gumz Correia, a ex-paciente Fernanda Antônia de Souza Fachine e o oncologista da Unimed Rodrigo Kraft Roveri
Local: Hospital de Azambuja

(AZAMBUJA) 29 de outubro
19h – Missa de encerramento do Outubro Rosa
Local: Igreja Nossa Senhora de Azambuja

(REDE FEMININA) 30 de outubro
20h – Palestra com Leila Navarro sobre “Como virar o jogo na vida profissional e pessoal”
Local: Auditório da Igreja Calvário
Valor: R$ 80,00

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio