Campeonato Catarinense começa neste fim de semana

Catarinão promete grandes clássicos

Campeonato Catarinense começa neste fim de semana

Catarinão promete grandes clássicos

O pontapé inicial para mais uma edição do Campeonato Catarinense será dado neste fim de semana. Com quatro times na Série A e um na Série B, a expectativa é de uma das disputas mais acirradas dos últimos anos. A competição deve ser marcada por grandes clássicos. Já na primeira rodada, um duelo de tirar o fôlego: Joinville e Avaí medem forças na Arena Joinville. A partida será às 17h de domingo. No mesmo dia e horário, Metropolitano e Marcílio Dias fazem o clássico regional no Sesi. O atual campeão Figueirense entra em campo às 19h30. A equipe inicia a batalha rumo ao 17º título Estadual no Orlando Scarpelli. O duelo será diante o Atlético de Ibirama.

A 92ª edição do Catarinão inicia no sábado. A partir das 17h Criciúma e o recém-promovido Guarani de Palhoça abrem a competição no Heriberto Hülse. No mesmo dia, pouco mais tarde, às 19h30, será a vez da Chapecoense entrar em campo. O confronto do Verdão do Oeste será diante o outro recém-promovido à Série A deste ano. O tradicional Internacional de Lages volta à elite após 12 anos.

Os jogos

Criciúma x Guarani
sábado – 17h – Heriberto Hülse

Ainda abalado com a queda à Série B do Brasileirão, o Criciúma estreia no Catarinense diante do Guarani de Palhoça buscando, além do título, a reestruturação. Com uma base nova, mesclada com jogadores como o experiente zagueiro Fábio Ferreira e o meia Cleber Santana, o time do Sul deve usar o Catarinão para fazer experiências para a segundona nacional. No Guarani de Palhoça, a meta inicial é se manter na elite. A base que jogará a Série A é composta por 12 jogadores vice-campeões da segundona no ano passado. Por isso, o primeiro objetivo é tentar arrancar pelo menos um ponto no Sul do Estado. O time chega para a estreia após um empate em 0 a 0 em amistoso com o Figueirense.

Chapecoense x Internacional de Lages
sábado – 19h30 – Arena Condá

Sobre os holofotes da contratação do meia Richarlyson, campeão mundial e tricampeão brasileiro com o São Paulo, a Chapecoense tenta apagara a má impressão deixada no ano passado quando sequer avançou para o quadrangular final e foi obrigada a disputar o hexagonal da morte. Vivendo uma reestruturação fora de campo e garantido mais um ano na Série A do Brasileirão, o Verdão do Oeste tenta conquistar seu quinto título Estadual. Para começar com o pé direito, a equipe conta com vitória para cima do Internacional de Lages. A equipe adversária volta com status de campeã da segundona e em busca de reviver os tempos de glória. Antes de a bola rolar, pelo menos, já tem chamado a atenção com a contratação de atletas de renome como o goleiro Fernando Henrique, ex-Fluminense e o veterano Marcelinho Paraíba, que se destacou pelo São Paulo e no futebol alemão.
Joinville e Avaí
Domingo – 17h – Arena Joinville

Joinville e Avaí fazem o principal jogo da primeira rodada do Catarinão. O clássico envolve as duas equipes catarinenses mais novas integrantes da Série A do Brasileirão, o que gera grande expectativa para o confronto. A equipe tricolor inicia a disputa confiando na base campeã da segundona no ano passado para encerrar um jejum de 13 anos sem título estadual, enquanto o Leão tenta a retomada da hegemonia no estado acreditando sobretudo na contratação do atacante André Lima, ex-Grêmio. Atualmente, a equipe tem 16 conquistas, mesma quantidade do arquirrival Figueirense.

 

Metropolitano x Marcílio Dias
domingo – 17h – Sesi

O duelo entre Metropolitano e Marcílio Dias coloca frente à frente duas equipes que devem brigar pela vaga catarinense na Série D. O clube alviverde vem alcançando o objetivo nas últimas temporadas, mas deve ter um Marinheiro mais fortalecido na disputa para este ano. A equipe de Itajaí mostrou força sobretudo ao empatar diante Atlético-PR e Paraná Clube, ambos por 1 a 1, em Curitiba. Para esta edição, a principal aposta da torcida marcilista novamente está nos gols do veterano Schwenck. Em Blumenau, a confiança é em nomes que se destacaram em Brusque nas últimas edições, entre eles a manutenção do técnico Pingo e do zagueiro Alexandre Carvalho. O time ainda trouxe o atacante Patrick, revelado pelo Cruzeiro e profissionalizado no Atlético-PR.

 

Figueirense x Atlético-IB
Domingo – 19h30 – Orlando Scarpelli

O atual campeão Figueirense inicia a busca pelo 17º título estadual diante sua torcida. O primeiro embate do alvinegro será contra o Atlético de Ibirama, equipe que lutou até a última rodada para não cair no ano passado. Para chegar a taça novamente, a equipe alvinegra pouco investiu. As esperanças da torcida do Furacão ficaram na renovação do contrato de empréstimo do atacante Marcão junto ao Atlético-PR e a contratação do meia Ricardinho junto ao Criciúma. O jogador chega para fazer a função de Marco Antônio, vendido para o futebol dos Emirados Árabes.

 

Regulamento

Os dez participantes jogam todos contra todos em turno único. Diferente do ano passado, desta vez os seis melhores avançam para o hexagonal final em turno e returno. Os dois melhores fazem a grande final, disputada em jogos de ida e volta. Caso as equipes empatem no número de pontos e saldo de gols na decisão, a equipe de melhor campanha em todo campeonato fica com a taça. As outras quatro equipes que não avançarem para o hexagonal duelam no quadrangular da morte em turno único. As duas últimas serão rebaixadas à Série B em 2016.

Maiores campeões

Avaí 16 títulos
Figueirense 16
Joinville 12
Criciúma 10

Maior jejum de títulos

Marcílio Dias 51 anos (campeão em 1963)
Internacional de Lages 49 anos (campeão em 1965)
Joinville 13 anos (campeão em 2001)

Equipes que nunca levantaram o caneco

Metropolitano
Atlético de Ibirama
Guarani de Palhoça

Clubes que mais participaram do campeonato

Avaí-69 vezes
Figueirense-65
Marcílio Dias-56

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio