Canal de brusquense alcança 1 milhão de inscritos no Youtube

Pedro Loos começou a gravar vídeos para tornar a ciência mais acessível no país

Canal de brusquense alcança 1 milhão de inscritos no Youtube

Pedro Loos começou a gravar vídeos para tornar a ciência mais acessível no país

O brusquense Pedro Loos alcançou a marca de 1 milhão de inscritos no Youtube com o canal Ciência Todo Dia na quarta-feira, 25. Desde 2013 atuando na plataforma, o estudante de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) diz que neste ano conseguiu mais de 700 mil inscritos no canal.

Quando faltavam poucos inscritos para atingir o número, o youtuber fez a “live do milhão”, que teve duração de 11 horas. “Quando chegou em 1 milhão a galera colocou para tocar ‘We are the Champions’ e eu só conseguia chorar”, conta.

Para ele o número expressa uma das melhores conquistas da sua vida. “Hoje em dia falar de ciência no meio da internet é competir com entretenimento. Tenho que fazer um trabalho muito delicado para balancear a informação e entretenimento e às vezes é bastante complicado.”

O brusquense que sempre sonhou em fazer doutorado, acredita que continuará a trabalhar com a internet. “Corta meu coração, mas percebi que eu contribuo mais para a sociedade com esses vídeos que atingem mensalmente quatro milhões de pessoas”.

Início da trajetória

O canal surgiu quando Loos estava no terceiro ano do ensino médio, em 2013. Ele recorda que assistia muitos vídeos sobre ciência, mas todos eram em inglês. No entanto, alguns amigos não sabiam o idioma e por isso não tinham acesso ao conteúdo.

Ao perceber que a barreira linguística impossibilitava que muitos brasileiros pudessem ter acesso ao conhecimento, surgiu a ideia de criar o canal. “Desde quando comecei o canal o meu projeto maior era a democratização da ciência, de tornar o conhecimento e a ciência acessível para todo mundo aqui no Brasil”.

Ele contou que ficou relevante na plataforma quando começou a responder perguntas estranhas e explicando temas complexos de uma forma que todos possam compreender. “Faço vídeo do tipo: ‘você pode apagar o sol com água?’ e nesse vídeo explico que não, pois você deixará o sol ainda mais quente”. Assim surgiu o quadro Explicado, no qual Loos ensina temas como buraco negro, o Big Ben, entre outros.

Produção do conteúdo

Para elaborar os vídeos, Loos cria um roteiro que é embasado em muitas pesquisas. Depois de gravar, o vídeo é encaminhado para edição. “Todos os vídeos começam ou abrindo a geladeira ou no chuveiro. É quando eu começo a pensar nos temas e eles amadurecem na minha cabeça”, diz.

Atualmente, os vídeos são editados pelo amigo e editor profissional, Greg de Souza, que também é brusquense mas faz mestrado em São Paulo. “Eu prezo muito pela qualidade do vídeo, não adianta ter uma explicação interessante se eu não tenho nenhum elemento visual para facilitar o entendimento das pessoas. É mais fácil ensinar sobre buracos negros mostrando buracos negros”, destaca.

Geralmente, cada vídeo leva uma semana para ficar pronto, mas Loos explica que produz vários vídeos paralelos. Atualmente, ele trabalha entre 40 e 60 horas por semana.

O youtuber já chamou atenção de empresas que entram em contato para patrocinar vídeos com conteúdos específicos. Ele já realizou trabalhos para o Senac, Centro Universitário FEI, aplicativos de inglês, entre outros. “Hoje em dia é muito importante para uma empresa mostrar que ela está apoiando a Ciência e a Educação, principalmente no momento do país que a gente vive”, esclarece.

Público

O brusquense diz que grande parte do público que acompanha os vídeos são adultos que já estão formados e não são da área. Além disso, os inscritos são do Brasil, países que falam espanhol como Chile e Argentina, e Estados Unidos.

“Da mesma maneira que nós tínhamos essa barreira linguística, eles também têm. Hoje, os vídeos do Ciência Todo Dia já foram assistidos em praticamente 95% do mundo inteiro. Mas o engraçado é que grande maioria são brasileiros que moram no exterior”, ressalta.

Conheça o canal Ciência Todo Dia.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo