Carreata celebra padroeiro na 49ª Festa dos Motoristas da Capela São Cristóvão

Tradicional procissão de veículos ocorreu na manhã deste domingo em Guabiruba

Carreata celebra padroeiro na 49ª Festa dos Motoristas da Capela São Cristóvão

Tradicional procissão de veículos ocorreu na manhã deste domingo em Guabiruba

As ruas de Guabiruba encheram-se de fé e de veículos na manhã deste domingo, 8. Dezenas de caminhões, de carros e de motos homenagearam São Cristóvão na tradicional carreata da Festa dos Motoristas da Capela São Cristóvão.

Em sua 49ª edição, a festa iniciou na sexta-feira, 5, com a missa de abertura. Na sequência, foi servido um dos pratos mais tradicionais do evento, o pirão com linguiça. Também na sexta, ocorreu uma apresentação musical com Os Montanari.

No sábado, além da missa e dos pratos, também ocorreram dois shows. Dessa vez com Cledson & Cleber e Dany & Rafa. Hoje, último dia da 49ª Festa dos Motoristas, a carreata foi apenas uma das atrações.

Às 10h, ocorre a missa do dia. Após, às 12h, será servido churrasco e um buffet sortido e, às 13h, ocorrerá shows com Das Lebenslied e Ivonir Machado.

Para o prefeito do município, Matias Kohler, a festa é o momento para os motoristas e a comunidade confraternizarem e também renovarem a fé.

“Muitos deles estão sempre viajando, então esse é o momento de se reencontraram e de confraternizarem”, diz. “E a religiosidade sempre fez parte da tradição do povo de Guabiruba. Na carreata, os motoristas buscam proteção divina para que tudo dê certo na estrada. Sabemos que há muitos riscos na profissão, e por isso, a fé também é importante”, completa.

A carreata saiu da igreja matriz da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro, e seguiu em direção à capela São Cristóvão, no bairro Aymoré. Na chegada, os motoristas receberam a benção.

Organizador da carreata, Amilton Luiz Cardoso, o Miltinho, afirma que a homenagem a São Cristóvão é uma forma de os motoristas agradecerem as bençãos do dia a dia.

“Eles sempre esperam por esse dia. Hoje, os motoristas agradecem pelas viagens que fazem com segurança. Na nossa carreata sempre passa dos 100 caminhões”, diz.

A cada ano, um motorista diferente conduz o caminhão com São Cristóvão. Atualmente, a lista de inscritos para a tarefa conta com 2,2 mil nomes.

Depois de oito anos na fila, o lageano radicado em Guabiruba há 19, Jorge Alencar, finalmente foi o responsável por conduzir o padroeiro.

“É uma benção poder levar o padroeiro. Para os motoristas é sempre um orgulho. Ele nos protege no dia a dia. Sabemos que a profissão é perigosa, tem roubo e as estradas também são ruins, por isso contamos com ele”, afirma.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio