Carros alegóricos inovam desfile da 29ª Fenarreco

Dois veículos de 3,4 metros homenagearão o símbolo da festa e a realeza durante o percurso

Carros alegóricos inovam desfile da 29ª Fenarreco

Dois veículos de 3,4 metros homenagearão o símbolo da festa e a realeza durante o percurso

Antes da abertura oficial da 29ª Fenarreco – com a sangria do primeiro barril de chope às 20h de hoje -, ocorre o primeiro desfile oficial às 18h30. Dois carros alegóricos de 3,4 metros encabeçam a lista de novidades da edição deste ano. O primeiro deles contará com um marreco de 3,20 metros e levará o prefeito e o vice-prefeito de Brusque, o segundo será estilizado para conduzir a realeza da festa.

Com os dois carros, o objetivo da comissão organizadora do desfile é valorizar e destacar os símbolos da festa. Nos anos anteriores, a rainha e as princesas desfilavam no chão ou em veículos normais e o marreco, símbolo do evento, não se destacava tanto entre as outras atrações.

“Nós queríamos algo que identificasse e simbolizasse a festa. E nada melhor que carros alegóricos para isso. São maneiras diferentes de valorizar a Fenarreco como um todo. Cada vez mais o desfile ficará maior com atrações como essas. Eles são totalmente inovadores e feitos especialmente para esta edição”, afirma Lilian Ribeiro, coordenadora do desfile.

As estruturas de madeira e de ferro dos carros alegóricos e parte da decoração foram confeccionadas em Pomerode. O boneco e o restante da decoração foram feitas em Blumenau. Todas as etapas sob responsabilidade da empresa JJF Eventos, com sede em Blumenau. No decorrer de 25 dias cerca de 10 profissionais, entre pintores, ferreiros e marceneiros, trabalharam na confecção.

“Recebemos o pedido em cima da hora, mas conseguimos terminar os veículos. A maior dificuldade na construção é o acabamento, pois às vezes projetamos através dos desenhos de uma forma específica e é complicado para conseguirmos alcançar o mesmo modelo. Mas fazemos o mais próximo possível para ficar tão bonito quanto o desenho”, explica o sócio administrador da JJF Eventos, Jair Loes.

Tracionada por jipes, a estrutura completa dos carros conta com materiais como ferro, madeira, tecidos e flores naturais. Sem o boneco, cada veículo pesa cerca de 1.300 quilos. Com o marreco – que foi confeccionado em isopor – e com as pessoas que desfilarão nos carros, cada um deles pesará cerca de 1,5 tonelada.

Os carros chegaram nesta madrugada a Brusque e, além de integrarem os desfiles da Fenarreco, eles serão reutilizados em outros eventos, como o Natal. Segundo Lilian, as bases dos veículos foram construídas com este propósito. Outra novidade no desfile de abertura será o abre-alas. Este ano, o setor terá coreografia de 10 casais com 20 bandeiras representando a Família Fenarreco.

“Ano passado tivemos a patinação no abre-alas, este ano resolvemos mudar para ter um diferencial logo no início do desfile. Como o setor é a parte protocolar e o lançamento de todo desfile, é importante inovar em cada edição. As bandeiras oficiais simbolizarão a Família Fenarreco”, diz.

A coordenadora destaca também o comprometimento dos participantes durante o desfile. Em cada nova edição, de acordo com Lilian, a comissão organizadora percebe que as 53 entidades absorvem as regras e colaboram para a execução do evento. Neste ano, além das entidades e dos dois carros alegóricos, sete atrações móveis – os brinquedos -, 17 bandas contratadas e três fanfarras também farão parte das festividades. Entre as sete atrações móveis, estão o Wurstwagen – carro da linguiça – e o Lichtwagen – carro da luz.

Trânsito

A partir das 16h30, a avenida Cônsul Carlos Renaux e a rua Hercílio Luz – desde a Manoel Tavares – estarão fechadas. Outra modificação é no entorno do pavilhão da Fenarreco. A entrada para os pavilhões será pela rodovia Antonio Heil e a saída pela Beira Rio. O trânsito será neste sentido durante os dez dias de festa e já vale a partir desta manhã.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio