Cartório Eleitoral de Brusque está convocando mesários para eleições 2012

Depois do recebimento da convocação, há prazo de cinco dias para justificar dispensa

Cartório Eleitoral de Brusque está convocando mesários para eleições 2012

Depois do recebimento da convocação, há prazo de cinco dias para justificar dispensa

  • Por Aline Wernke
  • 16:20
  • Atualizado às 0:00
  • +A-A
Em todas eleições, lá estão os mesários conferindo os números dos títulos, orientando eleitores e atuando voluntariamente para que o pleito ocorra da melhor maneira possível. Os mesários são pessoas convocadas pela Justiça Eleitoral para auxiliarem nas eleições. Não recebem nada por isso, mas garantem o direito do voto de muitos.

De acordo com o chefe da 5ª Zona Eleitoral do Cartório de Brusque, Carlos José Neiva Peixoto, as convocações para os mesários que vão atuar nas eleições municipais de 7 de outubro, iniciaram na semana passada. 

O chamado formal acontece através de uma carta enviada pelos Correios. Além disso, no caso da carta não for entregue, por problemas como o endereço, a pessoa recebe a convocação através de um Oficial de Justiça. 

– Depois disso, as pessoas têm cinco dias para manifestar a sua justificativa de dispensa. Mas a justificativa precisa ser pausível – reforça.

Peixoto diz que a convocação ocorre através do sistema “convoque” do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e a lista de mesários é gerada automaticamente. Normalmente, nesta lista são repetidos os nomes das pessoas que atuaram nas eleições anteriores, por exemplo, de 2010. Sendo que são excluídos, eleitores que transferiram seus títulos, pessoas que já trabalham por muito tempo e àqueles que apresentaram justificativa para não serem mais convocados. 

– Ainda incluímos as pessoas que se inscreveram pela internet para atuarem voluntariamente e àqueles que perguntamos aqui, durante os cadastros que fizemos no balcão, no período de dois anos que antecedem as eleições – salienta. 
A lista oficial de mesários convocados em 2012 ainda não foi divulgada e estará disponível no mural do Cartório Eleitoral 60 dias antes as eleições. Mas quando ocorrer a convocação, Peixoto orienta para que as pessoas não se sintam chateadas. 

– Os mesários são imprescendíveis para as eleições. Sem eles não teria como ocorrer o pleito e a democracia do país estaria em jogo – complementa. 

** Saiba mais na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta quinta-feira, 12 de julho.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio