Caso de abandono de idosa é investigado pela Polícia Civil de Brusque

Mulher de 63 anos foi deixada em frente ao Lar de Idosos e passou a noite em alojamento da PM

Caso de abandono de idosa é investigado pela Polícia Civil de Brusque

Mulher de 63 anos foi deixada em frente ao Lar de Idosos e passou a noite em alojamento da PM

O caso da idosa abandonada em frente ao Lar dos Idosos Lions Clube, no Cedrinho, na quarta-feira, 11, será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Brusque. Sem alternativa para passar a noite, a mulher de 63 anos foi abrigada no alojamento feminino do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque (BPM).

O delegado Wesley Costa apura mais informações sobre o assunto desde a tarde desta sexta-feira. Com a identificação da família em Tijucas e as informações repassadas pelos órgãos de assistência social e segurança, as principais lacunas da história ficam para o campo legal. As imagens da câmeras de monitoramento também serão utilizadas.

De acordo com Costa, no momento, a responsabilidade sobre o abandono é apurada, assim como as obrigações legais de cada familiar. Sem filhos, a idosa era cuidada por sobrinhos. “Temos que ter muito cuidado para ver se é possível responsabilizar, eles estavam cuidando dela”.

O caso é tratado como abandono de idoso, crime previsto no estatuto da terceira idade. As sanções para situações do tipo variam de seis meses a três anos de prisão. A condição de saúde da idosa também está sendo avaliada.

Atendimento adaptado
O recebimento da idosa no quartel do 18ª BPM ocorreu após a comunicação de lotação do Lar de Idosos. Antes, os policiais fizeram contato com albergues da cidade. Como o foco dos ambientes é o atendimento de moradores de rua, homens em sua maioria, a possibilidade foi descartada.

De acordo com o major Heintje Heerdt, sem alternativas para abrigar a idosa, o acolhimento foi feito no alojamento feminino do quartel. No local, além de descansar, a idosa recebeu jantar e café da manhã.

“O responsável pelo policiamento daquele dia fez uma adequação no espaço, já que eles são mais utilizados para trocar de roupa do que para dormir”, resume. Pela manhã, além do encaminhamento à Assistência Social, foi feito o registro por abandono de incapaz na delegacia.

Veja o momento em que a idosa foi abandonada:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo