CDL de Brusque promove manhã de conscientização sobre Outubro Rosa

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 5 e contou com a colaboração da Rede Feminina de Combate ao Câncer

• Por Redação
  • Atualizado às 17:58

CDL de Brusque promove manhã de conscientização sobre Outubro Rosa

• Por Redação
  • Atualizado às 17:58
  • +A-A

Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer estiveram reunidas com as colaboradoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) na manhã de quinta-feira, 5, para falar da campanha Outubro Rosa.

“Preparamos essa manhã para nossas colaboradoras, com a intenção de reforçar a importância da prevenção e do cuidado diante do câncer de mama e de colo de útero, pois o melhor remédio é a prevenção. E estamos trazendo essas informações para que elas fiquem atentas não somente durante o mês de outubro, que é o mês de conscientização, mas para que se previnam durante todo o ano”, destaca a coordenadora de eventos da CDL, Anelise Margraf.

Prevenção
Durante o encontro, as voluntárias da Rede Feminina falaram sobre as atividades realizadas pela entidade e chamaram atenção para os cuidados que as mulheres devem ter para combater o câncer de mama e de colo de útero.

“Apesar de ser uma doença que tem cura, 21,3% das mulheres, ainda morrem de câncer de mama no Brasil, por falta de conscientização e prevenção. Lembramos que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura”, descreveu a voluntária Miriam Evangelista Ribeiro.

De acordo com ela, 98% dos cânceres de colo de útero são causados pelo HPV e sintomas como sangramentos, dor durante a relação sexual e sensação contínua de infecção urinária, podem ser sinais da doença. Dessa forma, o exame Papanicolau também deve ser realizado anualmente, ou conforme orientação médica.

Conscientização
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Sonia Zink, avalia como positivo o encontro com as colaboradoras da CDL, e reforça que é preciso intensificar o trabalho de conscientização junto às mulheres da comunidade brusquense.