CDL de Brusque promove manhã de conscientização sobre Outubro Rosa

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 5 e contou com a colaboração da Rede Feminina de Combate ao Câncer

CDL de Brusque promove manhã de conscientização sobre Outubro Rosa

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 5 e contou com a colaboração da Rede Feminina de Combate ao Câncer

Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer estiveram reunidas com as colaboradoras da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) na manhã de quinta-feira, 5, para falar da campanha Outubro Rosa.

“Preparamos essa manhã para nossas colaboradoras, com a intenção de reforçar a importância da prevenção e do cuidado diante do câncer de mama e de colo de útero, pois o melhor remédio é a prevenção. E estamos trazendo essas informações para que elas fiquem atentas não somente durante o mês de outubro, que é o mês de conscientização, mas para que se previnam durante todo o ano”, destaca a coordenadora de eventos da CDL, Anelise Margraf.

Prevenção
Durante o encontro, as voluntárias da Rede Feminina falaram sobre as atividades realizadas pela entidade e chamaram atenção para os cuidados que as mulheres devem ter para combater o câncer de mama e de colo de útero.

“Apesar de ser uma doença que tem cura, 21,3% das mulheres, ainda morrem de câncer de mama no Brasil, por falta de conscientização e prevenção. Lembramos que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura”, descreveu a voluntária Miriam Evangelista Ribeiro.

De acordo com ela, 98% dos cânceres de colo de útero são causados pelo HPV e sintomas como sangramentos, dor durante a relação sexual e sensação contínua de infecção urinária, podem ser sinais da doença. Dessa forma, o exame Papanicolau também deve ser realizado anualmente, ou conforme orientação médica.

Conscientização
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, Sonia Zink, avalia como positivo o encontro com as colaboradoras da CDL, e reforça que é preciso intensificar o trabalho de conscientização junto às mulheres da comunidade brusquense.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio