CDL Brusque lança cartão de compras sem juros ou anuidade

Ferramenta funcionará como o tradicional 'vale' e já conta com mais de 400 usuários

CDL Brusque lança cartão de compras sem juros ou anuidade

Ferramenta funcionará como o tradicional 'vale' e já conta com mais de 400 usuários

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque lançou na manhã desta terça-feira, 26, o o Cartão Convênio CDL. A ferramenta, que não contém juros ou anuidade, servirá como o tradicional ‘vale’, e os gastos com as empresas e lojas credenciadas no sistema são descontados do salário dos funcionários.

Tanto o número de empresas credenciadas – que vão desde farmácias até lanchonetes – quanto o dos usuários do benefício superou a expectativa do projeto, como explica o presidente da CDL, Michel Belli. “Nós haviamos estipulado uma quantidade de 50 empresas e 100 usuários. Estamos lançando o serviço com mais de 100 empresas e cerca de 400 usuários, um número que nos surpreendeu positivamente”.

Preocupação com a inadimplência
Consultor de negócios da Syspro Card, a empresa responsável pelo sistema do Cartão CDL, Moises Nunes Pereira explicou, durante o lançamento, um dos principais objetivos do projeto.

“Hoje no Brasil nós temos cerca de 50% de pessoas negativadas no mercado. Isso significa que elas não serão aprovadas em sistemas de crédito. Com esse cartão nós trazemos de volta esses possíveis consumidores”, diz.

A Syspro é uma empresa de Franca (SP), mas Pereira passou dias em Brusque trabalhando e observando o cenário econômico do município.

“Ainda existem muitas lojas que trabalham com sistema de caderneta. O cliente leva o produto, mas anota para pagar depois, ou seja, não entrou dinheiro no caixa do lojista. Agora, com o Cartão CDL, essa situação muda, e o cartão também é uma forma de reduzir a inadimplência”.

Projeto de longa data
Há dois anos, a equipe da CDL começou a buscar a melhor forma de implantar o cartão. Segundo Belli, foi difícil encontrar o sistema ideal.

“Nosso maior foco é o associado, então estávamos procurando o cartão menos oneroso. Alguns tinham taxa pequena, mas aí precisava da maquina de cartão, e em outras a situação era o contrário. Já com a Syspro Card não são cobradas taxas e nem a maquina é necessária”, explica.

O sistema

Os cartões são entregues pela CDL às empresas associadas, e a gerência da empresa distribuiu aos funcionários. Os usuários podem utilizar o cartão nas empresas conveniadas, que estão em uma lista disponível em um guia de compras. O valor é descontado no salário do usuário. Cabe ao patrão definir o limite em cada caso, mas a CDL sugere que seja, no máximo, 30% do salário.

As empresas credenciadas podem utilizar sua máquina de cartão ou, para as que não contam com esse sistema, há a opção de realizar a venda pela internet, poupando assim o valor de aluguel da máquina. Dentre os serviços credenciados estão autoescolas, laboratórios, lojas de material de construção, restaurantes, supermercados, postos de combustível, farmácias, entre outros.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio