No ano em que comemora 50 anos de fundação, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) se prepara para atingir uma marca histórica: chegar a mil empresas associadas.

A meta estipulada pela entidade foi chegar ao sócio número 1000 até o fim de 2019, e o objetivo está cada vez mais próximo. Atualmente, há 860 sócios regulares.

Atingir este patamar era inimaginável quando empresários fundaram, em junho de 1969,  o precursor Clube de Diretores Lojistas de Brusque, cuja primeira diretoria eleita tinha como presidente Antonio Cervi.

Na avaliação do gestor executivo da CDL, Claudemir Marcolla, a entidade conseguiu se tornar imprescindível ao brusquense.

“Pelo serviço que oferece e a segurança que dá ao empresário, A gente vê a aceitação da CDL como uma entidade dos brusquenses”, afirma.

Essa aceitação gera otimismo para atingir a meta, o qual se justifica pelos números mensais. A CDL de Brusque recebe em média 15 novos associados por mês, enquanto a média dos que saem é de dois, durante o mesmo período, o que garante um crescimento sustentável da entidade.

Com isso, há expectativa de que os mil sócios possam ser alcançados já em outubro, dois meses antes do prazo estipulado.

Benefícios exclusivos aos associados

Além do serviço do SPC, completo com consulta e registro de restrição de crédito, a CDL oferece uma extensa gama de ferramentas que se tornaram indispensáveis ao bom andamento dos negócios para os comerciantes.

Um exemplo é o que permite emissão de notas promissórias e protesto em cartório diretamente no sistema fornecido, com a vantagem de evitar deslocamentos e custos cartorários, que neste caso são quitados pelo cliente inadimplente.

Há ainda uma calculadora digital exclusiva para o lojista, com objetivo de facilitar o cálculo de vendas a prazo, na qual é possível delimitar número de parcelas, valor total e taxa de juros cobrada.

Com a ferramenta “Procura-se”, o associado pode registrar o CPF do cliente inadimplente que eventualmente deixar a cidade, para que receba uma mensagem caso haja uma consulta de crédito no nome dele, informando o seu paradeiro e facilitando a cobrança.

Ainda na questão da inadimplência, a CDL possui o serviço de cobrança via sms, na qual, com a mensagem informando o débito é enviado o número de um código de barras para pagamento, e um boleto por e-mail, de forma a facilitar ao cliente pagar sua dívida.

A CDL ainda possui diversos outros serviços, como treinamentos durante todo o ano em áreas chave, como vendas e análise de crédito, e assessoria jurídica ao lojista.

E a entidade pretende ampliar ainda mais seus serviços, já com dois lançamentos previstos para março: o SPC Crediário, no qual se dá uma garantia ao lojista de recebimento em caso de inadimplência, e o XML, serviço de armazenamento de notas fiscais com emissão gratuita pelo próprio sistema.

Reformulação e crescimento

Para ter ultrapassado a marca dos 850 associados, a CDL precisou se reformular o tempo todo. Novos métodos de trabalho, serviços e ferramentas oferecidas foram desenvolvidas ao longo dos anos.

Recentemente, por exemplo, a entidade modificou seu setor comercial para estar mais próxima do associado, prestando assessoria individual e in loco, dando a ele mais atenção e maximizando as possibilidades de crescimento.

Um auxiliar foi designado, por exemplo, para dar suporte operacional aos associados na parte do Sistema de Proteção ao Crédito (SPC).

Essa atitude permitiu à CDL crescer mesmo em tempo de descrença do empresariado com a situação econômica do país.

Quando o empresário está sem esperança de receber pelo fruto de seu trabalho, a CDL traz ferramentas que dão mais segurança para enfrentar os tempos difíceis.

Uma das principais ferramentas é o próprio SPC, indispensável em um comércio que ainda depende muito do crediário, uma vez que o cartão de crédito ainda não está suficientemente popularizado.

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