A tecnologia se tornou uma grande aliada das empresas, principalmente do comércio. Por meio dela, é possível conquistar novos clientes e, por que não, fidelizar o maior número de consumidores para o seu negócio.
Uma das formas mais rápidas e eficientes de utilizar a tecnologia a favor da empresa são as redes sociais. Com a marca presente no Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, é possível criar uma relação mais íntima com o cliente e, assim, torná-lo parte da empresa.
“O cliente quer fazer parte da construção da marca, do negócio. Os lojistas têm que entender isso, e não ficar só atrás do balcão. Se o varejo se atentar para esta tendência, será um diferencial no mercado”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, Fabricio Zen.
De acordo com ele, a tecnologia pode ser usada para aproximar a marca do cliente. Com as ferramentas necessárias, é possível individualizar o atendimento para muito além do balcão da loja.
“O novo consumidor já nasceu na era da tecnologia e ele busca um tratamento mais íntimo, de excelência. Hoje, temos diversas ferramentas que possibilitam isso. Se você tem dois mil clientes, consegue personalizar as vendas para os dois mil clientes através da tecnologia”, ressalta.
Para ele, as empresas hoje têm a necessidade de estar em vários canais para poder se comunicar e entender o consumidor. Atualmente, por exemplo, grandes redes de varejo já possibilitam ao cliente comprar um produto pelo site e retirá-lo na loja física, em poucas horas. “A grande sacada da tecnologia para o varejo, sem dúvida, é poder conhecer o teu cliente, saber o que ele quer”.
Tecnologia na gestão
Na CDL de Brusque, alguns serviços tecnológicos de gestão são oferecidos aos associados, como o certificado digital: documento que comprova a identidade de pessoas físicas ou jurídicas e assegura as transações online de documentos que necessitam de assinaturas entre as empresas, fornecedores, clientes e parceiros.
A entidade também possui o sistema de registro com cobrança, serviço oferecido pela CDL de Brusque aos associados que permite enviar ao cliente inadimplente um SMS com código de barras para pagamento e uma correspondência com o boleto, facilitando o processo entre cliente e lojista.
A entidade também oferece aos associados o sistema ‘Procura-se’, uma forma mais rápida de encontrar clientes inadimplentes, já que quando o devedor tenta obter crédito em uma empresa associada à CDL de Brusque, o sistema envia um e-mail informando qual é o estabelecimento e atualizando os dados cadastrais para que o credor possa localizá-lo com mais facilidade.
“A tecnologia veio para auxiliar muito na gestão do comércio, tanto nas vendas, quanto para reduzir as perdas. O lojista precisa entender a necessidade de buscar a tecnologia a seu favor”, diz Zen.