A tecnologia se tornou uma grande aliada das empresas, principalmente do comércio. Por meio dela, é possível conquistar novos clientes e, por que não, fidelizar o maior número de consumidores para o seu negócio.
Uma das formas mais rápidas e eficientes de utilizar a tecnologia a favor da empresa são as redes sociais. Com a marca presente no Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, é possível criar uma relação mais íntima com o cliente e, assim, torná-lo parte da empresa.
“O cliente quer fazer parte da construção da marca, do negócio. Os lojistas têm que entender isso, e não ficar só atrás do balcão. Se o varejo se atentar para esta tendência, será um diferencial no mercado”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque – CDL Brusque, Fabricio Zen.
De acordo com ele, a tecnologia pode ser usada para aproximar a marca do cliente. Com as ferramentas necessárias, é possível individualizar o atendimento para muito além do balcão da loja.
“O novo consumidor já nasceu na era da tecnologia e ele busca um tratamento mais íntimo, de excelência. Hoje, temos diversas ferramentas que possibilitam isso. Se você tem dois mil clientes, consegue personalizar as vendas para os dois mil clientes através da tecnologia”, ressalta.
Para ele, as empresas hoje têm a necessidade de estar em vários canais para poder se comunicar e entender o consumidor. Atualmente, por exemplo, grandes redes de varejo já possibilitam ao cliente comprar um produto pelo site e retirá-lo na loja física, em poucas horas. “A grande sacada da tecnologia para o varejo, sem dúvida, é poder conhecer o teu cliente, saber o que ele quer”.