Celesc substituirá equipamentos com alto consumo de energia do Hospital Evangélico de Brusque

Projeto Hospitais Filantrópicos II deve reduzir custos e maximizar a eficiência energética no local

Celesc substituirá equipamentos com alto consumo de energia do Hospital Evangélico de Brusque

Projeto Hospitais Filantrópicos II deve reduzir custos e maximizar a eficiência energética no local

Os aparelhos eletrônicos mais antigos ou que geram um gasto de baixo custo-benefício serão substituídos no Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque. A Celesc começou na quinta-feira, 6 de fevereiro, a medição para avaliar exatamente quais equipamentos serão trocados.

A expectativa é que a medição seja encerrada em abril e, em seguida seja iniciada a substituição deles. Na terça-feira, 4, representantes da Celesc estiveram no hospital oficializando a inclusão do Evangélico no programa. Em todo o estado, o investimento será de R$ 9.404.225,51.

Os hospitais que participaram do projeto da Celesc, Hospitais Filantrópicos II, foram selecionados por meio de Chamada Pública em 2011. A primeira etapa foi concluída em julho de 2013, quando 56 hospitais, de 51 municípios, foram selecionados. Dentre eles, 38 hospitais passaram para a fase final, etapa na qual a Celesc realiza a medição e a substituição dos equipamentos eletrônicos necessários. 

A gestora do Hospital Evangélico, Ilse Barboza, explica o critério utilizado pela Celesc para selecionar as instituições que passaram para a fase final. “Nós fizemos todo um levantamento em lâmpada por lâmpada, ar-condicionado por ar-condicionado, equipamento por equipamento. A Celesc tem um cálculo de custo benefício. Eles estabeleceram um padrão no qual o hospital teria que estar abaixo de 0,8, dentro deste cálculo, para entrar no programa. O nosso resultado foi de 0,78”.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo