Centenas de jovens participam do Mundo Senai 2017 em Brusque

Evento segue até sexta-feira, 15; no sábado ocorre o workshop Conexão Jovem

Centenas de jovens participam do Mundo Senai 2017 em Brusque

Evento segue até sexta-feira, 15; no sábado ocorre o workshop Conexão Jovem

Cerca de 1,7 mil alunos de escolas públicas e privadas estiveram nesta quinta-feira, 14, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Brusque. No local, eles prestigiaram o primeiro dia do Mundo Senai 2017, evento que tem como objetivo apresentar, por meio de trabalhos feitos pelos próprios alunos da instituição, as diversas oportunidades da indústria catarinense.

A programação do Mundo Senai teve início na noite desta quarta-feira, 13, com a palestra “As Competências Essenciais do Profissional do Futuro”, proferida pelo consultor, empresário e coach Anderson Gross.

De acordo com Cintia Cardoso, coordenadora pedagógica do Senai Brusque, o evento trouxe novos conceitos e aprendizados aos participantes. “A educação foca muito no desenvolvimento de competências técnicas, e a gente já sabe que boa parte das profissões que existem hoje, não existirão nos próximo cinco ou dez anos. E como preparar um profissional para algo que ainda nem existe? Uma das possibilidades, um dos caminhos, é desenvolver competências socioemocionais”, ressalta a educadora.

Além de apresentar a estrutura laboratorial e de ensino da instituição e conscientizar os alunos sobre as possibilidades de carreira existentes no setor industrial, proporcionar a socialização dos trabalhos feitos em sala de aula também é uma proposta do projeto, diz Cintia.

Ela ressalta os atrativos preparados para a edição do evento, como a presença de food trucks, atrações culturais como música ao vivo e, também, a realização de uma feirinha coletiva.

Aluno do curso de Desenho Mecânico do Senai Brusque, Igor Carminatti apresentou para os visitantes uma introdução ao sistema SolidWorks, solução de software completa de modelagem 3D e de projetos de produtos CAD. Ele explica que o seu grupo é composto por 16 pessoas. Duas delas fazem uma demonstração ao público, enquanto o restante fica nos computadores, auxiliando a plateia a interagir com o aplicativo.

“No computador a pessoa faz uma peça simples, para ter noção de como funciona o programa. Eu acho que a gente acaba trazendo interesse pras pessoas que vão nos visitar”, enfatiza.

Uma das visitantes do estande foi a jovem Lavinea Sens, estudante da Escola de Ensino Médio Yvone Olinger Appel e, também, aluna do curso técnico em Informática do Senai. Ela considera o Mundo Senai um evento que pode inspirar a juventude a encontrar a sua vocação. “Eu acho importante apresentar os projetos pra cada um ter uma ideia do que gosta e do que pretende fazer”.

Conexão Jovem
O evento termina neste sábado, 16, no Centro Empresarial de Brusque (Cescb). O workshop Conexão Jovem, que marca o desfecho da programação, tem a expectativa de reunir cerca de 300 jovens de 14 a 24 anos, unidos com uma única proposta: pensar e sugerir mudanças para a educação, não só do estado, mas de todo o país.

O Conexão Jovem – desenvolvido pela Câmara Regional de Educação, integra o Movimento Santa Catarina Pela Educação – e irá ocorrer em Brusque e em outras 15 regionais da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), entidade a qual o Senai está inserida. Além do principal objetivo, que é formular mudanças para o processo educacional do país, os inscritos poderão apreciar palestras, além performances de skate e grafite.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio