Centro de Inovação de Brusque deve ser entregue até dezembro

Linha de trabalho que será seguida no município deve aguardar definição do novo governo do estado

Centro de Inovação de Brusque deve ser entregue até dezembro

Linha de trabalho que será seguida no município deve aguardar definição do novo governo do estado

A construção do Centro de Inovação de Brusque, no Limoeiro, deve ser entregue até 31 de dezembro deste ano. Prevista inicialmente para ser concluída em novembro, o membro do comitê gestor da obra, Paulo Roberto Mellão Filho, o Nino, explica que, no início, a construção teve um atraso porque dependia da liberação de recursos federais. Por conta disso, a empresa que executa a obra pediu um aditivo de prazo até o fim de 2018, mas na hora de formalizar o aditivo, foi dado prazo até novembro.

O equívoco foi desfeito e, agora, segundo ele, o contrato com a empresa Esphera Sul vai até 31 de dezembro, com vigência até fevereiro de 2019, por conta da parte burocrática.

Nino diz que a obra está em ritmo acelerado e a expectativa é cumprir o contrato. “A empresa está trabalhando inclusive aos finais de semana e tem o compromisso de entregar mesmo até 31 de dezembro.”

Veja também:
Luciano Hang é mencionado por Lula em interrogatório na Justiça Federal

Família de Brusque cria campanha para arrecadar recursos para cirurgia de bebê de cinco meses

União de professores e alunos de Brusque contribui com integração de quatro haitianos 

De acordo com ele, a obra está em fase de acabamento, com a implantação das esquadrias e vidros e finalização da parte elétrica e hidráulica. Também já iniciou a preparação para a instalação do elevador do prédio e o piso está 30% concluído.

O coordenador de serviços especializados do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e membro do comitê gestor do Centro de Inovação, George Wilson Aiub, destaca que o cronograma de obras está sendo cumprido pela empresa. “Pelo cronograma atual, a entrega do prédio será na quarta semana de dezembro.”

Totalizando 3.140 metros quadrados, o Centro de Inovação de Brusque terá três pavimentos e dois estacionamentos, com capacidade para cerca de 40 carros.

Espera por novo governo
Aiub diz que o comitê gestor está na expectativa de como será o trabalho realizado no Centro de Inovação de Brusque, já que, com a mudança no governo de Santa Catarina, ainda não se tem bem claro como será a política de inovação no estado.

“Teve uma mudança significativa na estrutura do governo, acabou vencendo um candidato novo, partidos novos, que certamente tem uma outra visão e, por isso, ainda vai se definir.”

Ele diz que os primeiros dois meses de 2019 devem ser de definição em relação ao Centro de Inovação.

“No começo do ano deve ficar mais clara essa questão de todas as pastas, em especial da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que é a que cuida dos investimentos ligados ao Centro de Inovação. Quem assumir a pasta pode interferir ou não no modelo de governança dos centros que ainda serão entregues no estado.”

Veja também:
Brusque recebe Hercílio Luz em casa pelo primeiro jogo da final da Copa Santa Catarina 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Idosa de 71 anos perde casa em incêndio durante a madrugada, em Blumenau

O membro do comitê gestor destaca que a expectativa é que tudo se defina até fevereiro e que a partir de março o Centro de Inovação de Brusque possa iniciar sua operação.

O centro
A instalação do Centro de Inovação em Brusque faz parte de uma série de medidas para posicionar Santa Catarina como referência em pesquisa, inovação, desenvolvimento e tecnologia. Para isso, estão sendo construídos pólos descentralizados, em diversas cidades do estado, em busca de fomentar a inovação.

O primeiro Centro de Inovação está instalado em Lages e foi inaugurado há dois anos. O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul foi o segundo a ficar pronto. Além de Brusque, o Governo do Estado pretende instalar mais 10 unidades em municípios de maior concentração de atividade econômica como forma de estimular o empreendedorismo em Santa Catarina, sendo elas em: Chapecó, São Bento do Sul, Joaçaba, Tubarão, Concórdia, Blumenau, Itajaí, Joinville, Criciúma e Rio do Sul.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio