Centro de Inovação de Brusque será na rua Itajaí

Espaço será construído no terreno doado pela AmpeBr ao governo do estado

Centro de Inovação de Brusque será na rua Itajaí

Espaço será construído no terreno doado pela AmpeBr ao governo do estado

O governo do estado anunciou no fim da tarde de sexta-feira, 31, onde será construído o Centro de Tecnologia e Inovação de Brusque. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), a definição do local aconteceu na semana passada, no Centro Administrativo, em Florianópolis, durante uma reunião entre o governador Raimundo Colombo, o secretário Carlos Chiodini e o prefeito interino de Brusque, Roberto Prudêncio Neto.

Durante o encontro, ficou definido que o Centro será construído no terreno do governo do estado. A área de 2.792,00 m², está localizada na rua Itajaí, no bairro Limoeiro, e foi doada ao governo estadual pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr).

“A obra, que faz parte do projeto do governo do estado e é coordenada pela SDS, dará à cidade, e a região, um instrumento para fomentar o empreendedorismo inovador, trabalhando em rede com os demais 12 Centros que estão em construção no estado, formando um ecossistema de inovação e integrando governo, empresas e instituições de ensino”, declarou Chiodini.

O comitê de implantação, já constituído por 12 membros da tríplice-hélice, segue trabalhando em conjunto com a equipe da SDS na formatação do modelo de gestão do futuro Centro de Tecnologia e Inovação. Com os recursos já garantidos e o local definido, o processo segue para alinhamento final do projeto e posterior processo de licitação.
Impasse no local

O impasse na definição de onde o Centro seria construído iniciou no fim do ano passado quando foi constatado problemas técnicos no terreno cedido pela AmpeBr ao governo, já que a área apresentou terreno muito rochoso e, para a construção do espaço – orçado em aproximadamente R$ 5,2 milhões e que será custeado parte por uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Paulo Bornhausen e parte pelo governo do estado – seria necessário um aditivo de R$ 1,5 milhão para resolver as irregularidades do solo.

Com isso, o governo do estado cogitou devolver o terreno e encontrar outro local para a construção do empreendimento. O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) então, ofereceu um espaço para a construção da estrutura.

Do fim do ano passado até agora, as duas entidades pleitearam o investimento, com reuniões e comitivas a Florianópolis. A decisão, que deveria ter sido tomada no início do mês, enfim foi anunciada.

O Município Dia a Dia entrou em contato com o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin, mas ele preferiu não se pronunciar no momento. Já o reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, estava em Monterrey, no México, para curso de gestão e liderança.
Centros de Inovação

Para valorizar a cultura inovadora e o empreendedorismo, os Centro de Tecnologia e Inovação estão sendo construídos em 13 polos catarinenses. Contarão com incubadoras, aceleradoras, laboratórios de ponta, orientação para empreendedores, centros de treinamento e espaços de convivência. Além de Brusque, são contempladas as cidades de Joaçaba, Lages, Jaraguá do Sul, Chapecó, Itajaí, São Bento do Sul, Tubarão, Blumenau, Rio do Sul, Criciúma, Florianópolis e Joinville.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio