Centro de Diagnóstico de Urologia é inaugurado no Hospital Azambuja

Novo espaço terá atendimentos agendados e de urgência, além de sobreaviso 24 horas

Centro de Diagnóstico de Urologia é inaugurado no Hospital Azambuja

Novo espaço terá atendimentos agendados e de urgência, além de sobreaviso 24 horas

Médicos, funcionários e autoridades acompanharam a inauguração do Centro de Diagnóstico de Urologia (CDU) do Hospital Azambuja, na manhã desta quarta-feira, 5. O espaço terá dois consultórios, além de sala para procedimentos e recuperação. Ele estará disponível tanto para agendamentos quanto para atendimentos de urgência e é o primeiro do tipo no hospital.

Foram cerca de dois anos de conversas antes do início do planejamento da instalação do CDU. A consolidação do projeto é resultado de seis meses de trabalho entre os médicos responsáveis pelo espaço e direção.

O coordenador do CDU, Giovanni Favretto, destacou a praticidade gerada com a instalação do centro e a ampliação da atenção com o setor. Além dele, o urologista Rudimar dos Reis atenderá no novo espaço, integrado ao Ambulatório do Hospital Azambuja.

No CDU serão feitas consultas, exames complementares e cirurgias. “No mesmo local, o paciente consegue ter um bom atendimento, em um local adequado, aliado com toda a tecnologia que o hospital dispõe, e toda a equipe técnica”.

Marcelo Gouvêa

Prevenção
De acordo com ele, a disponibilidade de atendimentos tanto agendados, quanto de urgência para urologia são um diferencial do CDU. A tendência, afirma, é que a facilidade estimule no acompanhamento e prevenção de doenças ligadas à especialidade.

Pacientes conveniados e atendimentos particulares serão os primeiros a serem atendidos na unidade em seus primeiros dias de funcionamento. Ela opera entre as 7h às 13h e, após este horário, como sobreaviso 24h.

Mesmo sem uma estimativa precisa quanto ao número de pacientes que buscariam os serviços após a inauguração, Favretto destaca a busca recorrente por pronto atendimentos  para casos de cólica renal ou infecção urinária. De acordo com ele, os problemas, aliados aos sangramentos, traumas, retenção urinária e dor testicular são os mais comuns para casos emergenciais.

“Eles acabam não tendo um atendimento especializado e acabam indo embora sem um diagnóstico ou atendimento adequado e isso que queremos proporcionar à população: uma maior resolutividade dos casos”, resume

A lista de procedimentos que motivam as consultas ambulatoriais também envolve os exames preventivos, como o de câncer de próstata. Pacientes também buscam profissionais nas áreas de cálculos renais, vasectomia, incontinência urinária, disfunção erétil, infertilidade, distúrbios miccionais, tumores e doenças da bexiga.

Serviço qualificado
Para o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, o CDU é um avanço para transformar ele em uma referência de especialidades na região. Avaliação semelhante é a que faz o diretor administrativo, padre Nélio Schwanke.

Segundo ele, até a abertura do CDU, os atendimentos do setor da urologia estavam em uma escala “mais acanhada”, nas palavras de Schwanke. Com o início da atuação, ele acredita ser possível qualificar os atendimentos de pacientes. “Ficamos muito contentes em poder oferecer estes serviços para a comunidade”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio