Cerca de 10 mil alunos de Brusque recebem cartilhas do Conseg

Alunos do 1º ao 9º ano de 13 escolas participarão de concurso de redação e desenho

Cerca de 10 mil alunos de Brusque recebem cartilhas do Conseg

Alunos do 1º ao 9º ano de 13 escolas participarão de concurso de redação e desenho

Os alunos do 1º ao 9º ano de 13 escolas municipais, estaduais e particulares de Brusque receberam nesta semana a Cartilha do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

A quarta edição do exemplar traz como tema o Civismo. O material entregue será trabalhado em sala de aula, para os alunos desenvolverem redações e desenhos para participarem de um concurso.

Na tarde desta quarta-feira, 13, duas equipes do Conseg fizeram entrega do material no Colégio Cônsul Carlos Renaux, no Centro, e na Escola de Educação Básica João Hassmann, no Guarani. O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro explica que o tema escolhido tem relação com o momento que o país vive.

“Trazemos na capa da cartilha a imagem da bandeira machucada, que representa um Brasil doente e que precisa ser consertado. A solução está nas mãos dessas crianças e jovens”. Ele ressalta que o civismo é um assunto que deve ser estudado em sala de aula e estimulado dentro de casa, junto aos pais.

O presidente do Conseg, o médico e vereador Sebastião Lima, esclarece que o trabalho realizado pelo conselho é voluntário. “Digo que nossa remuneração é a fé e a esperança de que esse trabalho frutifique para que esses jovens se tornem cidadãos melhores do que nós”, diz.

Há quase 11 anos o Conseg realiza um trabalho de mobilização no Centro do município junto aos órgãos de segurança pública. Há quatro anos foi criado o concurso por meio das cartilhas aos estudantes. Segundo o tenente-coronel, a maior importância do projeto é fazer com que as crianças participem da política do município e do país e sintam que fazem parte desse meio.

O diretor do Colégio Cônsul, Otto Hermann Grimm, informa que a escola se sente no compromisso de apoiar o projeto, que a cada ano apresenta uma temática pertinente para a formação das crianças. “O tema escolhido para este ano coloca em evidência a importância de trabalhar na base os conceitos de civismo e envolver as crianças, fazendo com que o assunto ultrapasse os muros da escola”, avalia.

Concurso
O concurso de redação e desenho ocorre durante o mês de setembro. Os alunos do 1º ao 3º ano participarão do concurso com desenhos, já do 4º ao 9º ano terão a possibilidade de escolherem entre redação e desenho, ou ambos.

Após a entrega dos trabalhos, os professores de cada escola farão uma primeira pré-seleção. Em seguida, os voluntários do Conseg têm a missão de fazerem uma nova seleção dos melhores.

O resultado do concurso será divulgado no início de outubro, em data a ser definida, e ocorrerá em cada escola. Os alunos vencedores ganharão como premiação bicicletas, tablets e vale-livro.

Além disso, a melhor escola ganhará ingressos para o cinema. “Ainda não temos a quantidade de prêmios para esse ano, pois contamos com a contribuição de amigos e empresários para nos fazer doações”, diz o presidente.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio