Cerca de 20% das crianças estão imunizadas

Campanha contra a poliomielite e sarampo continua até dia 28 de novembro

Cerca de 20% das crianças estão imunizadas

Campanha contra a poliomielite e sarampo continua até dia 28 de novembro

O Dia D da campanha nacional contra poliomielite e sarampo realizado no sábado, 8, mobilizou os pais de Brusque que levaram seus filhos para a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. Durante todo o dia, mais de mil crianças foram imunizadas, atingindo cerca 20% da meta da campanha.

A enfermeira responsável Beatriz Pereira Kustër, da Vigilância Epidemiológica, diz que um segundo Dia D será realizado caso a procura pela vacina seja baixa. “A previsão é que seja no sábado, 22, uma semana antes do fim da vacinação. Mas isso só será necessário caso a gente esteja longe da meta de atingir 95% das crianças da cidade”, revela.

Em Brusque, a meta é imunizar 5.556 crianças contra o sarampo e 6.319 contra a poliomielite. A campanha segue até dia 28 de novembro. Até esse período, pais e mães podem levar seus filhos às unidades para se vacinarem. Quem pertence aos bairros Rio Branco e São João devem ficar atentos, pois as vacinas não são fornecidas nesses locais. Os usuários devem procurar as unidades de Dom Joaquim e Guarani, respectivamente.

Crianças entre seis meses e cinco anos incompletos devem tomar a vacina contra a pólio, doença infectocontagiosa também chamada de paralisia infantil. Já a vacina contra o sarampo é destinada às crianças entre um ano e cinco anos incompletos. A meta nacional é atingir cerca de 95% das crianças de todo o país.
Quase 300 vacinados em Guabiruba

Para ajudar a superar o medo e alegrar as crianças, as unidades de saúde da Guabiruba distribuíram bolinhas coloridas durante todo o Dia D da campanha. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 1.440 crianças, e neste sábado 290 foram vacinadas.

De acordo com a secretária de Saúde Patrícia Heiderscheidt, a movimentação foi boa durante o primeiro dia de mobilização. “É importante levar a carteira de vacinação e verificar qual é o dia que estaremos aplicando a vacina nos bairros. Caso alguém não consiga ir na sua unidade de saúde, teremos o dia 22 de novembro a Policlínica aberta das 8h às 18h”, informa.

No dia 14, a imunização ocorre no Aymoré, no dia 18 no Lageado Baixo e no dia 20 na unidade do Imigrante. O bairro Guabiruba Sul recebe a campanha no dia 25 e o São Pedro no dia 26. Os horários de atendimento serão os habituais das Unidades Básicas de Saúde.
Botuverá imuniza 25% das crianças

Em Botuverá a campanha atingiu 25% das crianças da cidade. Segundo Marlene Piccini, responsável pela vacinação no município, se houver a conscientização dos pais, até o fim do mês todas as crianças serão imunizadas.
“Conseguimos um bom resultado até agora e dependendo da procura pela vacina nos próximos dias, nem vamos precisar chegar ao segundo Dia D de mobilização da campanha”, declara.

As doenças
Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral, através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. A doença geralmente não leva ao óbito, mas deixa graves sequelas no sistema nervoso provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Já o Sarampo é uma doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Em crianças, que tem imunidade reduzida, a doença pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio