Cerca de 20 mil ainda precisam regularizar o título de eleitor na região de Brusque

Cartório fará plantão no próximo sábado e terá atendimento especial nos dias 7, 8 e 9

Cerca de 20 mil ainda precisam regularizar o título de eleitor na região de Brusque

Cartório fará plantão no próximo sábado e terá atendimento especial nos dias 7, 8 e 9

De acordo com o Cartório Eleitoral de Brusque, aproximadamente 20 mil eleitores ainda não regularizaram o seu título de eleitor. Eles têm até o dia 9 de maio para acertar a situação, sob pena de não poderem votar nas próximas eleições.

O cartório trabalhará em regime de plantão no sábado, das 9h às 15h. Os atendimentos neste dia serão tanto para os agendamentos quanto para quem chegar na hora, informa o chefe da 5ª Zona Eleitoral, Osvaldo Atanazio.

Além disso, nos dias 7, 8 e 9 o cartório atenderá somente por ordem de chegada, ou seja, não haverá agendamentos para essas datas. O horário será o normal, das 9h às 17h, sem fechar para o almoço.

Os eleitores que devem comparecer obrigatoriamente são aqueles que completam 19 anos até a data do pleito e ainda não possuem título, e os com inscrição eleitoral cancelada – por exemplo, por não comparecimento no cadastramento biométrico obrigatório.

Segundo Atanazio, há cerca de 6 mil eleitores da 5ª Zona Eleitoral que estão com os títulos irregulares. Já na 86ª Zona Eleitoral, são aproximadamente 14 mil.

O chefe de cartório recomenda que os eleitores agendem atendimento no site do Tribunal de Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) – www.tre-sc.jus.br –, para que sejam atendidos ainda nesta semana. Na semana que vem, o fluxo deverá ser grande, então, é melhor antecipar-se, se possível.

Erros mais comuns
É preciso ficar atento aos documentos necessários. O erro mais comum, segundo Atanazio, é a pessoa levar um comprovante de residência inválido. Ele explica que o documento deve ser dos últimos três meses.

No caso em que não estiver no nome do eleitor, existem particularidades. São aceitas contas de água, luz, telefone e celular no nome dos pais ou do cônjuge. O contrato de aluguel também é aceito.

Quando o comprovante estiver no nome do cônjuge, é preciso levar a certidão de casamento ou o próprio marido ou esposa deve ir junto para declarar verbalmente. Se apenas morarem juntos, é aceita uma declaração de união estável, ou também que o companheiro ou companheira compareça junto no cartório.

Segundo o chefe de cartório, outro erro comum de acontecer é com homens jovens. Muitos não levam o certificado de reservista ou documento de quitação militar equivalente. É obrigatória a apresentação deste documento.

Serviço

Como saber se preciso comparecer no cartório?
Segundo o TRE-SC, devem comparecer quem completa 19 anos até a data do pleito e ainda não possuem título, e os com inscrição eleitoral cancelada. É possível conferir a situação na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (www.goo.gl/ypKg36).

Como agendar atendimento?
No site do TRE-SC: www.tre-sc.jus.br ou direto pelo www.goo.gl/fWpYeq.

Como será o atendimento nos próximos dias?
Sábado: das 9h às 15h, sem fechar para almoço, para agendamentos e por ordem de chegada.
Dias 7, 8 e 9: das 9h às 17h, sem fechar para almoço, somente por ordem de chegada.

Onde fica o cartório?
Rua Humberto Mattiolli, 78, Centro de Brusque, próximo à praça Sesquicentenário (em frente à prefeitura).

Quais procedimentos poderão ser feitos após 9 de maio?
O TRE-SC informa que a quitação eleitoral pode ser obtida a qualquer momento, e a segunda via do título eleitoral pode ser solicitada até 27 de setembro.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio