Cerca de 3 mil pessoas são imunizadas no Dia D da Vacinação contra o sarampo, em Brusque

Foram aplicadas doses contra a febre amarela e tríplice viral

Cerca de 3 mil pessoas são imunizadas no Dia D da Vacinação contra o sarampo, em Brusque

Foram aplicadas doses contra a febre amarela e tríplice viral

O Dia D da Vacinação contra o sarampo registrou aproximadamente 3 mil pessoas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Brusque em busca pela vacina. A ação ocorreu neste sábado, 15, e segue até o dia 13 de março.

A diretora de Vigilância Epidemiológica de Brusque, Alicia Maria de Andrade, informou que muitos moradores da cidade aproveitaram a ação para atualizar a carteira de vacinação.

Segundo ela, foram aplicadas 1449 doses de vacina, sendo 440 contra a febre amarela, 346 contra o sarampo e as demais foram outras vacinas. Alicia também pontuou que a campanha não tem meta a ser atingida.

No estado

O Dia D de vacinação contra o sarampo em Santa Catarina, realizado no último sábado, 15, levou 142.243 pessoas aos postos de saúde de todo o estado para atualização da caderneta de vacinação. Desse total, 53.481 tomaram a vacina. Os demais estavam com o esquema vacinal completo e não precisaram repetir a dose.

A gerente de imunização da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, avalia o resultado como bastante positivo. “Na primeira semana da campanha, poucas pessoas compareceram às unidades de saúde, cerca de 70 mil, mas o comparecimento no dia D foi surpreendente”.

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, primeira semana da campanha de vacinação contra o sarampo, um total de 69.675 pessoas procuraram uma unidade de saúde. Desse total, 21.817 foram vacinadas, já que as demais estavam com a situação vacinal atualizada.

No Dia D, as faixas etárias que mais compareceram às unidades de saúde de Santa Catarina foram: de 40 a 49 anos (26.448); de 30 a 39 anos (26.028); e de 5 a 9 anos (21.874).

A Campanha de Vacinação contra o sarampo vai até o dia 13 de março. Precisam tomar a vacina todas as pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos que nunca tenham se vacinado, não lembram ou não sabem, perderam a carteirinha de vacinação ou não estejam com o esquema vacinal completo.

“Pessoas com idade entre 1 e 29 anos precisam ter tomado duas doses da vacina contra o sarampo ao longo da vida, já as pessoas com idade entre 30 e 49 anos precisam comprovar apenas uma dose”, finaliza Lia.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo