Cerca de 30 grupos se preparam para o desfile do Cidade Natal

Evento acontece no domingo, 1º de dezembro, às 20h, na avenida Beira Rio

Cerca de 30 grupos se preparam para o desfile do Cidade Natal

Evento acontece no domingo, 1º de dezembro, às 20h, na avenida Beira Rio

No domingo, 1º de dezembro, às 20h, na avenida Bepe Roza, a Beira Rio, acontece o desfile de Natal. O evento abre a programação natalina de Brusque neste ano. Ao todo 28 grupos vão desfilar, totalizando cerca de 800 participantes. Os organizadores estimam um público entre 8 e 10 mil pessoas. Papai Noel gigante e máquinas de fazer neve são duas novidades para o evento. 

A organizadora do evento será Lilian Ribeiro, que por 26 anos comandou os desfiles da Oktoberfest de Blumenau. Este ano, ela foi responsável pelos desfiles da Fenarreco, considerados um grande sucesso pelo público. Lilian conta que os carros usados na Fenarreco foram redecorados e farão parte do evento natalino. Um será o carro dos presentes e o outro das guloseimas. 

No desfile, serão destacados personagens como Papai Noel e também o Pelznickel. “Teremos a participação de várias entidades e também grupos de amigos. O objetivo maior do evento é contar a história do Natal e trazer a boa atmosfera espiritual desta época do ano”, afirma Lilian. O desfile percorrerá um caminho de cerca de 700 metros.”Como serão 28 grupos andando de maneira cautelosa, a travessia deve durar 40 minutos”, calcula.

O secretario de turismo, Norberto Maestri, o Kito, está muito animado com o desfile. “Será lindo, maravilhoso. Um evento encantador para a população”, exclama. O Papai Noel gigante terá cinco metros de altura e será controlado por cinco pessoas. “Além dele, teremos quatro máquinas de neve. Será um momento mágico e inesquecível”. Maestri afirmou que a população ainda terá muitas surpresas. “A prefeitura convida toda a comunidade para participar do desfile”.

A estrutura de som e iluminação na avenida Beira Rio já está sendo montada e devidamente protegida contra o mau tempo. Caso chova na hora do desfile, a atração será adiada, sem data prevista. “Mas a previsão de tempo para domingo é excelente. Mesmo que chova torrencialmente até uma hora antes, o desfile vai acontecer. Apenas chuva na hora pode atrapalhar o evento”, afirma.
 
Obras na avenida Beira Rio

Maestri afirma que as obras na avenida Beira Rio estão bem adiantadas. “Tem uma boa parte dos passeios públicos já prontos. No resto, estamos colocando areia e brita”. O secretário ressaltou que a via estará em perfeitas condições para o desfile. 

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato abre na segunda-feira, 2 de novembro, no Pavilhão da Fenarreco. De segunda a sexta-feira, funcionará das 17h às 22h. Sábados e domingos, o atendimento acontece entre 14h30 e 22h. Quarenta estandes de artesanato participarão da feira. A Prefeitura de Brusque cedeu o espaço gratuitamente para os artesãos.   

A feira está sendo organizada por Marcia Demarchi Amorim e Tânia Mara Gervásio dos Santos. Marcia explica como a organização funciona. “A nossa responsabilidade é decorar o local. Cada participante contribuiu com R$ 50 para comprarmos os materiais necessários. Todos os 40 artesãos estão ajudando a decorar o lugar”. Tânia acredita que a feira de Brusque será um grande sucesso. “Fui visitar feiras de artesanato em Florianópolis e Blumenau e acredito que aqui estará melhor”.

Casa do Papai Noel

Outra atração do Cidade Natal será a Casa do Papai Noel, tradicional em outros anos na programação natalina de Brusque. Será aberta para visitação na segunda-feira, 2 de novembro. O secretário de Turismo afirma que neste ano irá surpreender a população, principalmente as crianças. “A casa está muito maior que em edições anteriores. Também apresentaremos a Fábrica de Doces. As duas juntas somam 102 metros quadrados”. 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio