Cerca de 300 atletas participam de corrida que promoveu combate à diabetes

Corrida e Caminhada Rotary contou com grande presença de atletas no último domingo, 12

Cerca de 300 atletas participam de corrida que promoveu combate à diabetes

Corrida e Caminhada Rotary contou com grande presença de atletas no último domingo, 12

A Corrida e Caminhada Rotary contra o Diabetes levou cerca de 300 participantes para a avenida Bepe Roza, a Beira Rio. O evento, que promoveu a saúde e o cuidado com a doença que cresceu mais de 60% no Brasil nos últimos 10 anos, foi realizado na manhã de domingo, 12.

Todo o lucro do evento será revertido na compra de glicosímetros – aparelhos medidores de glicose – e fitas reagentes usadas nestes dispositivos, que serão doados à Secretaria de Saúde de Brusque e ao Hospital Azambuja, para o acompanhamento de pacientes carentes.

Expectativas alcançadas
Promotor e organizador do evento, o médico Frederico Marchisotti afirmou que o volume de participantes ficou dentro da expectativa. “Foi um número que consideramos satisfatório, envolvendo essas cerca de 300 pessoas além de umas 70 pessoas na equipe da organização. Deu tudo certo, foi perfeito e não tivemos maiores problemas, além de termos recebido muitos elogios”, explica.

Entre os participantes estiveram presentes três atletas de fora do país. Um alemão, uma canadense e uma francesa, que fazem parte do intercâmbio promovido pela Rotary e estão pela região, participaram do evento. “Alguns deles conquistaram troféus de categoria, o que é bacana, voltarão para seus países com a taça na mão”, explica Marchisotti.

O alerta para os problemas da diabetes também foi dado durante o evento. Além das mensagens com informações sobre o cuidado com a doença divulgadas pelo equipamento de som, a prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Saúde, esteve presente com uma barraca realizando um exame simples de glicose e colesterol. Foram examinadas cerca de 400 pessoas no local.

A prova também conseguiu alcançar os diabéticos. Segundo Marchisotti, pessoas com esta condição médica participaram do evento. “Nós tínhamos diabéticos competindo, como uma menina de nove anos que correu os cinco quilômetros. Também tivemos uma moça diabética que conquistou troféu de categoria”.

Futuro da prova
Bem elogiada e aprovada pelos participantes, a Corrida e Caminhada Rotary contra o Diabetes já tem solicitação de continuidade. O médico que promoveu a competição já afirma que pensa em seguir realizando a competição no futuro. “Dá bastante trabalho, mas conseguimos realizar um evento de sucesso. Vamos novamente levar essa proposta ao Rotary mas, assim como foi nesta edição, vamos precisar muito do auxílio dos patrocinadores”, explica.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Ari Vequi, o secretário da saúde Humberto Fornari e o Tenente-coronel Gomes.

Resultados da corrida – geral

Naipe feminino – 5km

Posição Atleta Tempo
1º Mariane Groh 22min10s
2º Janara Luchini 23min34s
3º Catherine Wippel 24min29s
4º Giselle Pettermann 25min33s
5º Adriana Cadore 25min35s

Naipe masculino – 5km

Posição Atleta Tempo
1º Rafael Oliveira 16min12s
2º Marcelo Viana 17min42s
3º Rafael Odisi 18min18s
4º Stevam Pereira 18min42s
5º Jaison Schlindwein 19min32s

Naipe feminino – 10km

Posição Atleta Tempo
1º Elizete Félix 43min14s
2º Silvane Fruhling 47min06s
3º Idalina Maria Fischer 48min20s
4º Mariza Zanin 48min46s
5º Munick da Silva 50min11s

Naipe masculino – 10km

Posição Atleta Tempo
1º Valdinei Favacho 35min46s
2º Vanderlei Pereira 36min05s
3º Elvis Pereira 38min24s
4º Jackson Fidelis 38min25s
5º Matheus Gums 38min58s

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio