Cerca de 80% das praias frequentadas por brusquenses estão próprias para banho

Fatma aconselha veranistas a acompanharem os relatórios semanais divulgados pelo órgão

Cerca de 80% das praias frequentadas por brusquenses estão próprias para banho

Fatma aconselha veranistas a acompanharem os relatórios semanais divulgados pelo órgão

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou, na sexta-feira, 2, o primeiro relatório de monitoramento das praias da temporada de verão 2016/2017. O documento mostra que 81% dos locais em que os brusquenses costumam frequentar estão próprios para banho.

Dos 42 espaços em que o órgão coletou material em Balneário Camboriú, Porto Belo, Itajaí, Itapema e Bombinhas, 34 foram aprovados e oito foram desaprovados. A coleta iniciou no dia 31 de outubro.

Segundo o responsável técnico da Fatma, Marlon Daniel da Silva, a partir de agora o órgão divulgará relatórios semanais, exceto na semana entre o Natal e o ano novo – data em que as equipes terão recesso.

Silva explica que, para definir um ponto como próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia Coli, que existe em fezes de animais e humanos. Ao todo, são necessárias cinco coletas seguidas para alcançar o resultado.

“A tendência natural é que com o uso maior das praias, quando há mais pessoas e mais produção de esgoto, exista a possiblidade de aumento no número de locais impróprios. Principalmente porque as cidades não têm bom saneamento”, explica.

Ainda segundo o técnico, é aconselhável que os veranistas acompanhem os relatórios semanais para não frequentarem os locais que estão impróprios.

BALNEABILIDADE

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio