Cerco de Jericó começa neste sábado

Organização espera reunir cerca de sete mil pessoas durante os sete dias de oração ininterrupta

Cerco de Jericó começa neste sábado

Organização espera reunir cerca de sete mil pessoas durante os sete dias de oração ininterrupta

Começa neste fim de semana, a 5ª edição do Cerco de Jericó na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guabiruba. Até o dia 7 de março, a igreja estará aberta todos os dias, durante 24 horas, para receber os fieis que estarão em oração.

De acordo com um dos organizadores do evento, João Carminatti, qualquer pessoa pode participar e grupos ligados à igreja se revezarão de hora em hora para comandar as orações durante os sete dias. “Serão sete dias de oração, súplica e agradecimento. Cada dia teremos um tema, e o objetivo é passar 24 horas em oração”, diz.

Além dos momentos de oração, várias celebrações serão realizadas durante os sete dias. “Teremos missas às 6h, às 15h e às 19h. A missa das 6h é para os trabalhadores, a das 15h para idosos e doentes, e às 19h para o povo em geral. Também no dia 1º teremos missa especial para as crianças, e na sexta-feira, dia 6, teremos a missa para os jovens”, afirma.

Carminatti destaca que a expectativa é que participem do cerco, em média mil pessoas por dia. “O movimento maior sempre é a noite, esperamos de mil a 1.200 pessoas por dia. Ao final, teríamos uma participação de sete a oito mil pessoas. No ano passado, tivemos igreja cheia todos os dias”.

De acordo com ele, o Cerco de Jericó teve início em Guabiruba há cinco anos, após o registro de um número alarmante de casos de suicídio no município. “Em um ano chegamos a ter 14 suicídios em Guabiruba, e por isso, um jovem e um padre tiveram a ideia de fazer o Cerco de Jericó para criar uma barreira contra isso no município. E de fato, o número de casos reduziu bastante pelo poder da oração”, afirma.

Para ele, a participação da população é importante. “Vamos seguir derrubando as muralhas da nossa vida que nos impedem de viver em harmonia, na paz, na tranquilidade, através da oração. Hoje, não rezamos apenas pela questão do suicídio, mas tem muita gente que se enforca no vício, na ganância, no orgulho, vamos rezar para derrubar todas essas muralhas”, diz.

O vigário paroquial da Igreja Matriz, padre Paulo Vanderlei Riffel, destaca que o Cerco de Jericó é um momento de ação de graças. “Vamos acolher os paroquianos e rezar pelas famílias, pedir para Deus nos ajudar a superar os problemas, e também agradecer pelas graças e bençãos recebidas. O Cerco de Jericó iniciou para superação de situações mais difíceis, mas hoje é um momento também para agradecer”, diz.

O padre ressalta ainda o Cerco de Jericó como preparação para a Páscoa. “O Cerco de Jericó está dentro do espírito quaresmal. Assim, os cristãos já se preparam para a festa da Páscoa, com uma mudança de vida e mentalidade. Vamos acolher todos com muita alegria”.

Programação
Sábado (28/02) – 19h – Missa de abertura
Tema: Jesus: Caminho, verdade e vida
Padre: Silvano João da Costa – Guabiruba

Domingo (01/03) – 15h
Tema: Missa das crianças
Padre: Silvano João da Costa – Guabiruba

Domingo (01/03) – 19h
Tema: Jesus: o homem da unidade
Padre: Luciano José Toller – Guabiruba

Segunda-feira (02/03) – 19h
Tema: Jesus: o homem da misericórdia (Cura e Libertação)
Padre: Carlos André Paixão – Porto Belo

Terça-feira (03/03) – 19h
Tema: Jesus: o homem da compaixão (Missa da Misericórdia)
Padre: João Bachmann – Blumenau

Quarta-feira (04/03) – 19h
Tema: Jesus: o homem da esperança (Missa da Família)
Padre: Marilton Nuss – Brusque

Quinta-feira (05/03) – 19h
Tema: Jesus: o filho de Maria
Padre: André Borges – Nova Trento

Sexta-feira (06/03) – 19h
Tema: Jesus: o homem do encontro
Padre: Magnos José Baron Caneppele – Brusque

Sexta-feira (06/03) – 22h30
Tema: Missa jovem
Padre: Elinton Costa – São João Batista

Sábado (07/03) – 19h
Tema: Jesus: o homem do amor (Missa da Vitória)
Padre: Paulo Vanderlei Riffel – Guabiruba

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio