Cerimônia marca início da 9ª Semana da Família Ecumênica de Brusque

Sessão solene aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara de Brusque

Cerimônia marca início da 9ª Semana da Família Ecumênica de Brusque

Sessão solene aconteceu na manhã desta quarta-feira, na Câmara de Brusque

Na manhã desta quarta-feira, 15, Dia Internacional da Família, uma sessão solene realizada na Câmara de Municipal de Brusque marcou o início da 9ª Semana da Família Ecumênica de Brusque. O evento é uma realização do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia).

A cerimônia iniciou às 8h30 e contou com a presença de autoridades, membros das igrejas católica e evangélica e da comunidade.

Foto: Brenda Pereira

A conferência magna foi feita pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. Ele falou sobre o tema desta semana, que é “A identidade da família cristã”.

Foto: Brenda Pereira

Dom Wilson alertou para os aspectos atuais que podem levar à destruição da família. O arcebispo diz que cada vez mais as pessoas casam sem ter um matrimônio ou casam e não querem ter filhos, e isso resulta em um grande número de separações.

Segundo ele, para que a família seja restaurada e seja um ambiente de valores, é preciso adotar uma postura cristã. O bispo diz que Deus criou o ser humano para conhecer, amar e servir. “A família também deve buscar esse fim”, ressalta.

Dom Wilson finaliza trazendo ensinamentos do papa Francisco. “Temos que viver no amor. No mundo onde vivemos somos invadidos por essas tendências e é nesse mundo que devemos testemunhar o amor e a família é esse instrumento”.

Homenagem

Durante a cerimônia o casal Evaldo e Catarina Moresco recebeu o título de “Amigo da Família”, outorgado pelo Grupia e entregue pelo professor José Francisco dos Santos. Em seu discurso ele enfatizou o exemplo do casal na formação de uma família.

Foto: Brenda Pereira

O casal foi homenageado por amigos e autoridades. Antigo amigo da família, o padre Nivaldo Alves de Souza, entregou um presente e disse algumas palavras. “Vi ali o modelo de uma família cristã”, ressalta.

Dom Wilson entregou uma bíblia de presente e parabenizou o casal pelo matrimônio, pelos feitos ao longo da vida e pela família formada.

Foto: Brenda Pereira

A homenagem foi feita por causa da longevidade do matrimônio, celebrado no dia 7 de julho de 1962, completando quase 57 anos, e também pela educação que deram aos filhos.

Além disso, foram prestigiados pelo serviço que prestaram à cidade ao longo dos anos. Moresco foi professor por mais de 50 anos e Catarina, conhecida como dona Tide, há mais de 40 anos se dedica ao trabalho voluntário na Ação Social Paroquial São Luis Gonzaga e no Clube de Idosos Vovó Sofia, onde ajuda até hoje.

Evaldo tem 84 anos, nasceu em Nova Trento e reside em Brusque desde 1956. Catarina Erotides Zucco, 75, é do bairro Poço Fundo, em Brusque.

Em 1998, Moresco recebeu na Câmara de Brusque o título de cidadão honorário do município.

Alexandre Moresco, Carlos Alexandre Kormann, Evaldo Moresco, Evaldo Moresco Júnior, Catarina Zucco Moresco, Ana Cristina Moresco Kormann, André Felipe Kormann, Luís Antônio Kormann, Antônio César Moresco e Aguinaldo Luís Kormann

Programação

A Semana da Família iniciou no sábado, 11, e segue até o sábado, 25. Confira a programação para os próximos dias.

Sábado, 18

19h – Missa na igreja matriz São Luís Gonzaga

Domingo, 19

9h – Missa na igreja matriz São Judas Tadeu, no bairro Águas Claras
16 – Missa no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, no bairro Azambuja
19h30 – Culto na Igreja Evangélica Calvário, no bairro Jardim Maluche

Sábado, 25

14h – Festival Uma Tarde em Família, no Centro Evangélico Pastor Sandreczki

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio