Cervejaria brusquense expande negócios para a Europa

Zehn Bier começará, em breve, a vender para a França

Cervejaria brusquense expande negócios para a Europa

Zehn Bier começará, em breve, a vender para a França

A cervejaria brusquense Zehn Bier continua o seu processo de internacionalização da marca. A empresa acaba de fechar um contrato com uma distribuidora europeia para vender os seus produtos na França e nos territórios ultramarinos franceses, dentre eles, ilhas turísticas.

A exportação para o país europeu é resultado de uma parceria entre a Zehn Bier e a Trade Júnior, da Univali, que prestou consultoria. O primeiro carregamento de mil garrafas de cerveja deverá ser enviado, de navio, até junho para a França.

O comprador francês é um distribuidor de produtos especiais, como vinhos e cervejas artesanais. Ele conta tanto com lojas próprias quanto com parcerias com outros estabelecimentos comerciais.

Edson Bruning, um dos diretores da cervejaria, diz que o processo de exportação iniciou há um ano e meio. Em 2016, a empresa vendeu cervejas para Cingapura, na Ásia. Foi um marco importante, mas nada comparado com a entrada na França.

“A nossa entrada na França significa um passaporte mundial, pela dificuldade que é entrar”, afirma Bruning. As exigências burocráticas e de procedência do produto são bastante rigorosas na França, comenta o empresário.

O motivo da comemoração de Bruning é que a Europa é um dos maiores mercados de cerveja do mundo. O aval das autoridades francesas significa que a Zehn Bier atinge os padrões internacionais nas cervejarias artesanais e abre portas.

Num primeiro momento, o objetivo é se consolidar na França, conhecida pela qualidade dos vinhos. “A expectativa de vendas da cervejaria para a França é promissora e já está ajustado em contrato um crescimento anual de 5%, que pode se modificar conforme a resposta do produto no mercado francês”, afirma Bruning.

Investimentos
A internacionalização da marca é uma estratégia adotada por Bruning e pelo diretor Fernando José de Oliveira, que também administra a cervejaria. Com a chegada do inverno, o consumo da bebida cai no Brasil, enquanto que em outros países o cenário é diferente. Na Europa, será verão, e a bebida, mais procurada.

A Zehn Bier já procura novos mercados para entrar, após “invadir o mercado francês”. Canadá e Estados Unidos estão entre os países visados pela cervejaria de Brusque para o futuro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio