Chacina de Saudades: perícia de sanidade mental de autor será concluída nesta semana
Fabiano Kipper Mai segue preso em Chapecó
Fabiano Kipper Mai segue preso em Chapecó
Fabiano Kipper Mai, autor da chacina contra crianças, educadoras e funcionárias em uma creche de Saudades, passará esta semana pela perícia médica oficial. O objetivo é apontar se ele está apto a ser julgado pelo Tribunal do Júri.
Aos 18 anos, ele matou três crianças, duas mulheres e deixou um quarto bebê ferido. Caso o exame confirme que o réu era capaz (imputável), o processo, cuja instrução já se encontra encerrada, voltará a ter seu regular andamento, com a intimação do Ministério Público e defesa para alegações finais e seguinte pronúncia, submetendo-o a julgamento pelo Tribunal do Júri.
O exame de sanidade mental foi determinado após a defesa do acusado ter anexado aos autos um parecer de médico particular contratado e que informa que o réu sofreria de esquizofrenia. Isso retiraria a capacidade dele e, por consequência, a responsabilidade de responder penalmente pelos fatos. O exame oficial será realizado por médico perito, integrante do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina.
Para o Ministério Público, contudo, a tese levantada pela defesa não passa de estratégia para que o acusado evite seu julgamento pelo Tribunal popular do Júri e consequentemente o cumprimento da pena preso, pois não há fundamento técnico ou científico e o réu é plenamente capaz e responsável pelos seus atos, inclusive planejados por dez meses.
O MP-SC acompanha o caso desde o início. O órgão conta com o apoio, na condição de assistentes técnicos, dos médicos psiquiatras do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para os subsídios científicos necessários a se garantir o adequado tratamento ao caso.
Enquanto os exames são realizados, o acusado segue em prisão preventiva, no Presídio Regional de Chapecó. Ele é levado somente ao Instituto Geral de Perícias para os exames, que terminam nesta semana.
Após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelo perito oficial, tanto o Ministério Público quanto a defesa serão também acionados para manifestação sobre o resultado.
Na manhã do dia 4 de maio deste ano, Fabiano entrou em uma creche no município de Saudades, matou duas professoras e três bebês. Além disso, tentou matar outras 14 pessoas, entre educadoras, funcionárias e crianças. Os crimes foram feitos utilizando uma adaga que havia comprado pela internet especialmente para o ataque. O réu, que teria tentado se matar após o atentado, foi detido por populares e entregue às autoridades. Ele confessou o crime. O processo tramita em segredo de justiça.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: