Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Chapecoense é o clube com mais torcedores entre os times catarinenses; veja ranking

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Chapecoense é o clube com mais torcedores entre os times catarinenses; veja ranking

Torcida 2

Raul Sartori

Torcida 1
O Instituto Mapa retribui a este espaço as divulgações e votações sobre o tema torcidas de futebol. Na última pesquisa, com mil entrevistas em 30 municípios mais populosos de SC, perguntou: considerando todos os times de futebol do Brasil, por qual você torce em 1º lugar? Resultados: Flamengo (17%), Grêmio (11%), Corinthians (10%), Internacional (8%), Vasco (6%), Fluminense (6%), São Paulo (6%), Palmeiras (5%), Brasil (3%), Figueirense (3%), Avai (3%), Criciúma (2%), Fluminense (2%), Santos (2%) e Joinville (1%).

Torcida 2
E considerando somente times de SC, o ranking de preferência em 1º lugar está assim: Chapecoense (26%), Joinville (9%), Criciúma (9%), Figueirense (8%), Avai (8%), Internacional/Lages (4%), Metropolitano (2%), Brusque (2%), Tubarão (2%) e Marcílio Dias (1%).

Dossiê saúde
A Procuradoria Geral de Justiça requisitou informações de todos os Promotores de Justiça que investigam questões envolvendo a saúde no Estado. Não se diz exatamente que se quer abrir uma caixa-preta. Mas o propósito é esse. Entre 2014 e julho deste ano foram instaurados no MP-SC mais de 8 mil inquéritos civis e procedimentos e já foram ajuizadas 4,8 mil ações civis públicas.

Pátria de araque
Novamente a principal parada cívico-militar de 7 de setembro em Florianópolis será na Passarela de Samba Nego Quirido, que poucos vão ver. E não mais na avenida Beira Mar Norte, sempre prestigiada por milhares. “Para não atrapalhar o trânsito”, dizem. Mas esse não é o motivo para, no mesmo lugar, se realizarem marchas religiosas e paradas gays. Quanta hipocrisia!

Maldaner na CPI
O deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) foi escolhido para integrar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (integrada por deputados e senadores) que vai investigar supostas irregularidades envolvendo as empresas JBS e J&F em operações realizadas com o BNDES e BNDES-PAR, de 2007 a 2016. “Meu desejo é punir quem de fato merece e dar um basta na impunidade”, afirmou o congressista, que pela primeira vez integra uma CPI.

Destino
Apesar da onda de ataques criminosos a prédios públicos em várias cidades de SC, os meios de hospedagem, agências de viagem e demais ramos do trade turístico estadual não tem o que reclamar neste feriadão. Gaúchos, paranaenses e paulistas não cancelaram reservas. Balneário Camboriú, por exemplo, já estava fervendo, ontem.

Alerta
O instituto da delação premiada não pode ser colocado em xeque diante da omissão conveniente dos irmãos Joesley. A suposta “delação dirigida” só alerta para o perigo de dar caráter condenatório aos acordos, ressalta o advogado catarinense Maicon Antunes. “Delação não condena, mas aponta o caminho da investigação. Deve ser revista quando desvirtuada, ainda mais quando o suspeito é tão beneficiado como foram os irmãos da JBS”, reforça o especialista em Direito Penal.

No mais
A demonização da delação premiada, feita por políticos em causa própria, e certos advogados brasilienses, está a serviço da malandragem, da corrupção e outras safadezas. Graças à delação, como a da Odebrecht, o brasileiro descobriu, chocado, certas máquinas de roubar o meu, o seu e o nosso dinheiro.

Desprezo por SC
Após cinco anos e mesmo com decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, liberando a atividade desde agosto do ano passado, mediante regras, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que parece ter poderes supremos, não faz o mínimo esforço para regularização do turismo embarcado de observação de baleias em SC, cuja temporada começa neste mês. Aliás, a arrogância do instituto é um desprezo aos catarinenses.

Ladroagem
As lágrimas da delegação do Brasil, quando foi anunciado o Rio como sede dos Jogos, nada tinham de orgulho patriótico, como se descobre agora. Eram de crocodilo. Eram de alegria diante da imensa avenida que se abria para obtenção de propinas olímpicas.

Daca
Em Criciúma e região muita gente sabe muito bem o que é o “Daca”. É um programa que regularizava a situação de crianças, filhos de imigrantes ilegais levados ou nascidos nos Estados Unidos, revogado terça-feira pelo presidente Donald Trump. Em algumas famílias daqui instalou-se verdadeiro desespero.

DETALHES
Dirigentes da associação e federação dos hospitais de SC foram à Brasília, terça-feira, celebrar a sanção de projeto de lei, pelo presidente em exercício, Rodrigo Maia, que cria o Programa de Financiamento Preferencial à Instituições Filantrópicas e Sem Fins Lucrativos (Pró-Santas Casas). O financiamento vai manter os serviços das instituições prestadores de serviço do SUS.

Está sendo comemorado no meio esportivo estadual projeto de lei aprovado pelo Legislativo que exige um tempo mínimo de residência para atletas de outros Estados poderem ser inscritos para competições oficiais organizadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), como os Jogos Abertos de SC (Jasc).

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio