Conteúdo exclusivo para assinantes

Chás naturais podem auxiliar no processo de emagrecimento, diz nutricionista

Nesta época do ano, lojas de produtos naturais de Brusque têm bastante procura por folhas e raízes para chá

Chás naturais podem auxiliar no processo de emagrecimento, diz nutricionista

Nesta época do ano, lojas de produtos naturais de Brusque têm bastante procura por folhas e raízes para chá

Quando as temperaturas começam a aumentar, inicia uma verdadeira corrida às lojas de produtos naturais. Um dos produtos mais procurados nesta época do ano são as folhas e plantas para chá que podem auxiliar na perda de peso.

A gerente da Sirius Produtos Naturais, Daiana Marcelino, destaca que na loja há uma grande procura por hibisco, cavalinha e chá verde, principalmente nesta época do ano, que antecede o verão. De acordo com ela, o campeão de vendas é o hibisco.

“As pessoas acabam consumindo mais o hibisco. Nós orientamos como deve ser o preparo, mas geralmente as pessoas já vem com a receita pronta, sabem o que fazer”, afirma.

Na Julica Produtos Naturais, a procura por plantas e folhas para chás também costuma aumentar neste período do ano. Lá, a maior parte dos clientes são mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 45 anos.

Na Luís Hemmer Produtos Naturais, a maioria dos que buscam este tipo de produto também é mulher. Na loja, os campeões de venda são o hibisco, chá de oliveira e sene.

Benefícios para a saúde
A nutricionista Ariane Bruna Serpa destaca que o hibisco, um dos produtos mais procurados pelas brusquenses para o emagrecimento, pode mesmo auxiliar na perda de peso e trazer outros benefícios para a saúde.

De acordo com ela, o hibisco possui compostos que promovem a inibição de enzimas relacionadas ao desenvolvimento de doenças coronarianas, tem efeito anti-hipertensivo por ser diurético e atua como anticoagulante. “Por ter alto teor de antioxidantes e anti-inflamatórios, neutraliza radicais livres e a incorporação de gordura dentro dos vasos”.

Hibisco é o campeão de vendas em Brusque | Foto: Bárbara Sales

A nutricionista explica que o excesso de peso está associado ao desequilíbrio de energia, o que pode resultar no desenvolvimento de distúrbios relacionados à obesidade. “Por ter componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, o chá de hibisco pode contribuir, sim, para o emagrecimento e regulação das funções do organismo”.

Assim como o hibisco, outro chá bastante consumido para auxiliar no emagrecimento é o chá verde. A nutricionista destaca que este tipo de chá possui nutrientes que estimulam o gasto de energia, um deles é a cafeína.

“De uma forma direta ou indireta, os chás são excelentes estratégias associadas a alimentação saudável e exercícios para o emagrecimento”, diz.

“Diversos estudos têm mostrado que, além da capacidade de modular enzimas e hormônios, exercem também efeito de proteção celular e redução do dano muscular pós-exercício, por inibir a inflamação”, completa.

Modo correto de usar
A nutricionista destaca que os melhores horários para tomar os chás são nos intervalos das refeições para não diminuir a absorção dos nutrientes adquiridos.

Ela alerta ainda que não se pode exagerar na quantidade, ou seja, deve-se tomar, no máximo, três xícaras de 200ml ao dia, pois o excesso da bebida pode ser tóxico ao fígado.

“Sugiro realizar um rodízio de chás, evitando tomar o mesmo chá todos os dias, por muito tempo. Isso ajuda a equilibrar o organismo e ingerir diferentes compostos funcionais ao longo da semana”.

Ariane orienta que a melhor forma de compra seriam as folhas, raízes ou flores desidratadas e não os chás já prontos em caixinhas. A nutricionista alerta também que algumas pessoas podem ser  alérgicas a determinados compostos presentes nos chás ou serem sensíveis a cafeína. “Os sinais devem ser observados e os chás suspensos caso houver qualquer alteração”.

Entretanto, a nutricionista afirma que para dar resultado, não basta tomar somente o chá. “Temos que lembrar que o emagrecimento não depende apenas dessas ervas, e sim, do consumo calórico reduzido (alimentação balanceada) com gasto calórico aumentado (exercícios). Sem isso, não há milagre”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio