Primeiras horas desta manhã

O sábado,13, em Brusque amanheceu com tempo seco e não demorou muito para que a névoa até então presente pelos céus de nossa região se dissipasse, dando lugar ao sol, que brilhou de forma absoluta em grande parte do dia, permitindo desta forma, um rápido aquecimento, com temperaturas típicas da estação, valores máximos durante à tarde superando a marca de 33ºC.

Brusque com 33ºC

Com o calor presente, nuvens de trovoadas se formaram pelo entardecer e o que parecia improvável, aconteceu; trovoada severa entre 17h e 18h, com chuva intensa em alguns bairros acompanhado de raios e fortes trovões, assustando muitos brusquenses, tamanha a intensidade das descargas elétricas.

Formação de nuvens carregadas nesta tarde,13.
Radar da Aeronáutica mostrando os núcleos de trovoadas (em vermelho) na nossa região neste entardecer de sábado

Por sorte, não tivemos ocorrências decorrentes do tempo severo, exceto alagamentos isolados em algumas vias de nossa cidade.

Temperaturas extremas em Brusque neste sábado, dados minhas estações automáticas espalhadas pela nossa região:

  • 21,8ºC com 33,9ºC/Centro/Brusque

  • 20,3ºC com 33,5ºC/Rio Branco/Brusque

  • 21,2ºC com 33,4ºC/Aymoré/Guabiruba

  • 19,4ºC com 32,7ºC/Santa Luzia/Brusque

  • 18,9ºC com 31,7ºC/Ourinhos/Botuverá

  • 18,1ºC com 26,8ºC/Lageado Alto/Guabiruba

No Vale do Itajaí tivemos:

Carlos Grothoff

O sol deve reaparecer no domingo

Segundo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, teremos novamente o sol marcando presença no domingo,14, com possíveis instabilidades no final da tarde: “Em média o leste de SC (inclui as praias e região de Brusque) o tempo seco tende a durar mais assim como ter períodos maiores de sol, chuva e trovoada isolada do início/meio da tarde em diante, por último nas praias”, conclui Coutinho.

Temperaturas por volta de 14:00h de hoje, dados de minhas estações automáticas