Cia do Esporte busca empate, vence Paysandú nos pênaltis e vai à final do Amador

Equipe repete desempenho de 2015 e disputará título contra Abresc no Augusto Bauer

Cia do Esporte busca empate, vence Paysandú nos pênaltis e vai à final do Amador

Equipe repete desempenho de 2015 e disputará título contra Abresc no Augusto Bauer

A Cia do Esporte vai jogar a final do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Brusque contra a Abresc/JK Motos/Zé Melo após ter derrotado o Paysandú por 5 a 4 nos pênaltis na tarde deste domingo, 9, no estádio Cônsul Carlos Renaux, no Centro 2. Após ter saído atrás com o gol do artilheiro do campeonato, Darlei, a equipe buscou o empate com Rafa no segundo tempo e garantiu a vaga acertando suas cinco cobranças de pênalti. O time rubro-azul volta à final depois de quatro anos, quando perdeu o título para o Santos Dumont.

Darlei comemora seu nono gol no campeonato | Foto: João Vítor Roberge

Equilíbrio
A partida foi marcada pelas forças equivalentes das duas equipes. Tanto o jogo de ida quanto o de volta terminaram em empates. No primeiro encontro, 2 a 2, no segundo, 1 a 1. As equipes estavam bem postadas defensivamente, e os ataques precisavam trabalhar bem para criar boas chances, que não eram comuns no Cônsul Carlos Renaux.

Aos 19 minutos, a primeira grande chance do Paysandú veio num lance de escanteio. A bola passou por todo mundo e o zagueiro Toninho chutou de primeira, desajeitado. A bola bateu na zaga e voltou. Na sequência, Toninho mandou uma bomba, já dentro da pequena área. A bola explodiu na trave de Niltinho.

Três minutos depois, veio uma resposta à altura. Rafa fez boa jogada pelo meio e deixou Djalma cara a cara com o goleiro Balan. O meia encobriu o adversário com categoria, mas no último instante, Toninho tirou com um chutão. A bola foi afastada, e foi o zagueiro quem caiu no fundo das redes.

O Paysandú abriu o placar aos 33 da primeira etapa. Após jogada pela direita, a bola foi cruzada e ficou com o centroavante Darlei, após um rápido bate-e-rebate. O camisa 9 teve frieza e chutou no canto esquerdo de Niltinho para correr para os abraços dos companheiros.

Rafa marcou o gol de empate | Foto: João Vítor Roberge

Forças anuladas e empate
A Cia do Esporte voltou determinada a buscar o empate no segundo tempo. Embora não tivesse um domínio absoluto da partida, passou a ter as principais chances. Aos 18, Jacaré aproveitou a falha da marcação após bola alçada na área em cobrança de falta e chutou forte, cruzado, mas a bola foi sem direção para fora.

Três minutos depois, veio o empate do time que tem o melhor ataque do campeonato. Rafa teve espaço pela direita e encheu o pé. A bola desviou na marcação e foi para a direita em vez de ir para a esquerda, tirando o goleiro Balan completamente da jogada.

O Paysandú não conseguia criar chances claras de gol, e quando conseguia finalizar, finalizava mal. Aos 38, Rafa Paes fez um passe excelente para Amaral, mas quando o camisa 8 completou de primeira, chutou rasteiro, nas mãos de Niltinho.

Equipe comemora classificação | Foto: João Vítor Roberge

Pênaltis
O confronto teve de ser decidido nos pênaltis, assim como na outra semifinal, disputada pela manhã entre Abresc e Santos Dumont. Rafa Paes abriu a conta para o Paysandú, e Amaral e Toninho também marcaram. Romário, Ijuí e Rafa converteram suas cobranças.

Na vez de Felipinho, o Paysandú ficou em desvantagem. O camisa 18 alviverde tentou uma cobrança alta, à sua direita. Niltinho caiu no canto oposto, mas a bola passou por cima do gol. Djalma e Darlei marcaram para suas equipes, e Sandrolúcio, o Sandro, cobrou com tranquilidade para colocar a Companhia na final.

Fala, craque!
“Jogamos com muito coração, muita alma, mas eles conseguiram um chute que desviou na zaga, e fizeram o gol. É do jogo. Vamos esperar o próximo ano. Alguém teria que perder. O Felipinho acabou batendo mal, sem problemas, bola para frente”, comenta o camisa 9 do Paysandú, Darlei.

“Nossa equipe oscilou bastante no decorrer do campeonato. Com a garra do grupo, com nossa força, conseguimos chegar. Foi um jogo difícil, tivemos um volume de bola um pouco maior. Nos pênaltis, é loteria. Acabou dando tudo certo. Na final, não tem favorito. Será um jogo difícil, as duas equipes têm condições. Quem errar menos e criar mais oportunidades sairá vitorioso”, explica Rafa, autor do gol da Cia do Esporte.

Abresc finalista
A Abresc chegou à sua segunda final consecutiva, a quarta em sete temporadas. A equipe do bairro Águas Claras perdeu sua invencibilidade sendo derrotada pelo Santos Dumont por 2 a 1 no tempo normal, em casa.  Nathan e Tiago marcaram para os visitantes, mas Sutil diminuiu. O resultado levou a partida aos pênaltis, pois a Abresc havia vencido a ida por 1 a 0.

Na marca da cal, os anfitriões se deram melhor. Na sexta cobrança, o goleiro Luciano defendeu o chute de Gabriel Silva e garantiu a vaga à final.

Cia do Esporte e Abresc se enfrentaram na primeira rodada do campeonato, no CT Rolf Erbe, bairro Bateas. Empataram em 2 a 2, em jogo com três expulsões.

Paysandú 1×1 (4×5 pênaltis) Cia do Esporte
Campeonato Municipal de Futebol Amador – Taça Vidraçaria Azaléia

Semifinais – volta
Domingo, 9 de junho de 2019
Estádio Cônsul Carlos Renaux, Centro 2

Paysandú: Balan; Chiquito, Eduardo (Gabriel Pereira 5′-2ºt), Toninho, José Anderson; Saíra, Rafa Paes, Amaral; Robert (André 20′-2ºt), Darlei e Wesley (Felipinho 28′-2ºt).
Técnico: Agenor

Cia do Esporte: Niltinho; Ramon (Everton 18′-2ºt); Ôda, Willians, Joaquim (Flávio 26′-2ºt); Romário, Elton (Alex-int), Djalma, Rafa, Ijuí; Sandro.
Técnico: Juliano Batista

Trio de arbitragem: Cinésio Mendes Júnior, auxiliado por Antônio Lourival da Luz e Carlos Alberto Aragão Júnior.

Gols: Darlei (33′-1ºt) e Rafa (21′-2ºt)

Cartões amarelos: Rafa, Romário e Willians

Pênaltis:
Paysandú: Rafa Paes ☑, Amaral ☑, Toninho ☑, Felipinho x, Darlei ☑
Cia do Esporte: Romário ☑, Ijuí ☑, Rafa ☑, Djalma ☑, Sandro ☑


Domingo, 09/06

Primeira divisão

9h45 – Abresc 1×2 (6×5 pênaltis) Santos Dumont
Estádio da Abresc, Águas Claras

15h15 – Paysandú 1×1 (4×5) Cia do Esporte
Cônsul Carlos Renaux, Centro 2

Segunda divisão

9h45 – Real Brusquense 7×1 Limeira Melo Materiais
Estádio do Limeirense, Limeira

9h45 – River Plate Azambuja 1×0 Rio Branco
Estádio Vicente Bissoni, Dom Joaquim

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo