Imagem de Radar, com atualização das 13h45 desta terça-feira, apresentava neste horário, chuviscos isolados no entorno de Brusque. Chuva mais forte no Meio Oeste de SC, ilustrado nas manchas em vermelho da figura do mapa/Fonte: Radar do Morro da igreja/Redemet

A chuva que vem sendo registrada neste mês de janeiro de 2020, não tem sido suficiente para aumentar ou normalizar o nível do rio Itajaí-Mirim.

De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), o nível atual é de 80 centímetros em Brusque e 1,10 metros em Vidal Ramos, dados observados na manhã desta terça-feira, 28.

Em levantamento feito por mim, tendo como base, dados aferidos pelas minhas estações, janeiro acumula até o momento, média de 194,5 mm de precipitação ao longo destes 28 dias no município de Brusque.

Valor parcial/mês que parece ser satisfatório, não fosse a má distribuição das chuvas no transcorrer do período, visto que 61% deste total caiu em apenas 2 dias.

Já em Vidal Ramos choveu menos, foram 118,6 mm até esta terça-feira, sendo que 10 de janeiro recebeu 63,6 mm, ou seja, praticamente a metade deste total observado em apenas 1 dia.

Abaixo temos imagens do rio Itajaí-Mirim registradas entre o período de 23 e 28 de janeiro em Brusque, Botuverá e Vidal Ramos:

Brusque

Foto: Ciro Groh
Foto: Ciro Groh

Botuverá

Foto: Ciro Groh
Foto: Ciro Groh

Vidal Ramos

Foto: Ciro Groh
Foto: Ciro Groh