Início de manhã deste sábado com céu encoberto e chuviscos isolados em Brusque/Foto: Ciro Groh

A chuva que começou a cair em Brusque na sexta-feira, 5, está acumulando altos volumes no município. Em alguns bairros, o valor registrado até a manhã deste sábado, 6, supera a marca de 90 mm, a citar como exemplo o Tomaz Coelho, onde a soma desse evento chuvoso soma 96,5 mm em 48 horas.

Altos índices observados também em outros locais da cidade. Nesse período, foram 77,4 mm de precipitação medidos na localidade de Cristalina, 66,3 mm no bairro Rio Branco, 63,1 mm no Centro e 61,8 mm no Santa Luzia.

Volumes similares a estes descritos acima não ocorriam em Brusque desde o dia 10 de janeiro de 2020.

Toda essa água fez o rio Itajaí-Mirim sair daquele nível crítico provocado pela estiagem. Acompanhe na foto abaixo, o cenário desta manhã de sábado, entre os bairros Dom Joaquim e Rio Branco:

Foto: Ciro Groh

Menos chuva no Alto Vale do Itajaí

Enquanto que o Médio/Baixo Vale contabiliza altos volumes de precipitação, no Alto Vale do Itajaí a chuva soma números não tão consideráveis.

Em Vidal Ramos, meus 2 equipamentos de monitoramento instalados no entorno das cabeceiras do rio Itajaí-Mirim, na localidade de Fazenda Rio Bonito, nos apresenta índices que oscilam 21 e 27 mm.

De acordo com o AlertaBlu, o sol reaparece neste sábado por toda a região de Brusque, sobretudo no período da tarde. Temperatura máxima varia entre 23°C e 25°C e a mínima ocorre à noite com a entrada do ar mais frio, oscilando 12°C e 15°C.

Acompanhe na tabela abaixo, os volumes de precipitação registrados em 48 horas nos respectivos locais descritos em anexo:

Fonte: Ciro Groh